Destaque Fitness: Jackson Antunes

 

O rigor do inverno no Rio Grande do Sul comprova que em qualquer estação do ano, os gaúchos estão dispostos a treinar e a manter o shape em dia. Jackson Antunes, nosso Destaque Fitness, é mais um que confirma o que acabamos de afirmar.

Sou Jackson Silva Antunes, natural de Esteio, Rio Grande do Sul. Tenho 27 anos, 1,75 de altura, casado e tenho um lindo filho, o Caio. Atualmente trabalho como caldeireiro na indústria Dupont.

Sempre tive o sonho de ser um atleta de fisiculturismo. Olhava fotos e revistas da época e ficava muito empolgado querendo atingir o patamar que grandes atletas alcançaram. Sei que são grandes atletas, tanto fisicamente quanto mentalmente, pois só são grandes pela sua ótima performance de se adaptarem às estratégias. Tive muitos imprevistos na minha jornada como atleta, em 2014 estava me preparando para fazer minha primeira competição quando minha esposa me presenteou com uma linda notícia que eu iria ser pai. Foi uma felicidade enorme em saber, mas tive que abandonar a preparação para me programar para o nascimento do Caio. 

Em 2019 retomei minhas atividades novamente pois tinha me programado melhor e me adaptado a nova rotina de ser pai, trabalhar, família. Consegui ajeitar um horário para poder treinar novamente. Conheci um grande professor de Educação Física, Nicolas Frutuozo, meu treinador atualmente, e nesse meio tempo vimos fazendo um trabalho juntos ... no qual fizemos duas preparações. 

Comecei o projeto pesando 71 kg e hoje, agosto de 2020, estou com 90 kg. Seguindo um planejamento de dieta, treinos e cardio todos os dias, vamos conciliando o esporte com o trabalho e a família. O primeiro campeonato para mim foi o mais desgastante. Fizemos um planejamento de 45 dias pois já estava em cima do campeonato, era algo novo e eu estava muito ansioso para entregar um bom físico. Tudo era novo para mim e eu não sabia o que iria acontecer. A primeira vez sentindo o cheio da tinta (protan) foi muito mágico. É viciante haha. 

Minha primeira competição foi no Estreantes IFBB-RS, que aconteceu na PUC, em Porto Alegre. Fiquei classificado em 3° lugar

Já meu segundo campeonato foi mais tranquilo para mim. A preparação durou 1 mês e 20 dias, pois eu já tinha mais massa magra adquirida. Fizemos um off-season Leve para ganhar mais volume. Logo começamos a secar novamente com o protocolo (cutting). Esse campeonato eu não achei que foi tão pesado igual ao primeiro. Pois a desidratação foi mais leve, apenas 3 dias ... sexta, sábado (pesagem) e no domingo com zero ingestão de água pois era o dia do campeonato. Naquele 10 de novembro de 2019 onde me sagrei vencedor da categoria Men's Physique até 1,76 altura da Copa dos Campeões. 

Hoje estamos em preparação para a competição de novembro de 2020. Se tudo der certo, pois estamos no meio de uma pandemia estarei firme e forte para buscar uma boa colocação novamente. 

Na categoria que eu participo que é a Men's Physique a vestimento é uma bermuda. Cada federação tem suas regras a respeito da bermuda, mais justa ou mais larga, 3 dedos a cima do joelho e por aí vai. A bermuda não pode ter logo grandes ou alguma propaganda tem que ser bem neutra. Tem que ser lisa.  Não pode ter bolsos, estilo bermuda de passeio. Como toda categoria tem seus padrões a Men's Physique não seria diferente. A categoria abrange um físico "praia"mais estético que não apresente muito volume e tenha um com condicionamento. A categoria presa pelo aspecto em V ombros largos e cintura fina. Na parte do treinamento que fazemos a gente trabalha o corpo como um todo. Não deixamos nem um músculo de lado, mas porém não treinamos muito grupos musculares, exemplo: pernas. 

As pernas não podem se destacar (encher a bermuda) pois estaria tirando a visibilidade da parte superior do corpo, logo seu físico não apresentaria o aspecto em "V" , e você já estaria perdendo pontos. A parte do Treinamento reside em grupos musculares chaves que vão montando o físico para a categoria. Abdominais dia sim, dia não. A técnica de stomach vacuum fazemos após o cárdio em jejum, 10 min pós-cárdio e 10 min a noite depois da última refeição. A dieta está ajustada com o número de cárdios e o treinamento do dia, ao total são dois cárdios, um em jejum e o outro pós treino. A dieta consiste em déficit calórico, varia muito de como o físico responde ao protocolo (cutting). Fazemos ciclo de carboidratos, jejum intermitente. Dieta varia muito, mas sempre terá mais proteína do que carboidratos, e para perda de gordura sempre em déficit calórico. 

Atualmente fora de campeonato consumo de 8 a 10 litros de água por dia. Nas semanas próximas à competição aumentamos o consumo para 12 litros para fazer uma hiper hidratação, para a fase que a pele se ajeita mais ao corpo músculo dando aquele aspecto de shape seco denso para apresentar para os árbitros.

Fotos Leo Kairos


Jackson Antunes


Jackson Antunes e Aline Haag


Leia também: 























https://tarsomarketing.blogspot.com/2020/02/destaque-fitness-marcus-blanck.html


Comentários, dicas, sugestões serão bem-vindos. Deixe o seu nome registrado.
O nosso e-mail é: blogtarso@gmail.com

Comentários

  1. Quem conhece ele sabe q ele sabe o quanto ele é disciplinado, vai muito longe ainda💪🏾

    ResponderExcluir
  2. Evolução impressionante do Jackson

    ResponderExcluir
  3. Baaah q massa mano, legal a publicação, tu vai longe ainda💪🏾

    ResponderExcluir
  4. Destaque fitness muito merecido pela disciplina 👏🏾👏🏾👏🏾

    ResponderExcluir
  5. Que tri jakson.isso aí guri,continua na musculação esendo esse guri humilde que tu és

    ResponderExcluir
  6. Essa história apenas começou, tem muito troféu por vir... Eu acredito em vc amor 😍💪👊

    ResponderExcluir
  7. Fico mega feliz por vc Jackson...por ver teu empenho e teu desenvolvimento... além de músculos bem definidos teu caráter e tua inteligência te destacam na multidão...
    Parabéns

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo empenho e dedicação

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Amigos da Marinha

O pianista

Hussein e Rawja