Destaque Fitness: Rodrigo Sullivan


Nosso Destaque Fitness, Rodrigo Santos, o Sullivan, faz um relato de como a vida fitness o fez superar e curar uma depressão.

Fala pessoal, primeiro quero agradecer o convite a compartilhar com vocês um pouco da minha história. Espero que motive e influencie vocês a serem melhores a cada dia e a conquistar seus objetivos em qualquer área de suas vidas.

Sou do interior de São Paulo, nasci na cidade de Jacareí, em 1991. Minha infância não foi fácil. Tenho forte lembrança de um único acontecimento: meu pai abandonou minha mãe comigo, meus dois irmãos e minha irmã. Posso dizer que já superei esse fato, porém não tenho afinidade com meu pai devido a ausência de quase 20 anos quando ele decidiu aparecer e querer tentar contato. Marcante também foi ver minha mãe vender metade dos móveis da casa para não deixar eu e meus irmãos passarmos fome. Dona  sempre foi guerreira e nunca perdeu a dignidade para conseguir algo. O tempo passou e meu padrasto entrou em nossas vidas como um anjo que ajudou minha mãe a se levantar e tem cuidado de nós até hoje. A situação melhorou, fome a gente não passava mais, porém como toda criança eu queria coisas de criança, mas nunca pude ter. Mas sempre entendi porque não tinha. Entrei na Fundação Hélio Augusto de Souza (FUNDHAS) em 1999. Lá fiquei 11 anos e sou muito grato pois ali eu tive cursos que mais tarde iam me ajudar profissionalmente. Aos 16 anos iniciei meu primeiro estágio na Prefeitura e posteriormente fui para a EMBRAER, onde sai aos 18 anos.
 
Logo em seguida, fui no ano de 2010 para o quartel do Exército em Caçapava no 6 BIL. No quartel, fui pegando gosto pela rotina de correr 15 km todos os dias às 07:30 da manhã e fazer exercícios em barras. Um amigo chamado Luan, que já treinava e cuidava da academia do quartel, me chamou para treinar com ele. Fato curioso é que eu sempre quis desenvolver o meu corpo mas nunca tive uma motivação. Aos 14 anos quando estava na esquina de casa e vendo a saída dos alunos da escola, onde  eu estudava, uma garota que eu gostava  olhou pra mim e falou alto “nossa que magreza”. Aquilo me doeu e lembrei disso no quartel e comecei a treinar. Em pouco tempo comecei a ganhar massa muscular com treinos pesados e uma alimentação razoável sem dieta.

Tive um ano muito difícil. Em 2013 meu irmão mais velho foi diagnosticado com câncer mediastinal. Aquilo me abalou, pois ele era saudável, tinha somente 21 anos de idade e agora com um tumor maligno que poderia levá-lo a qualquer momento. Fiz um empréstimo para bancar o tratamento dele porque era muito caro. A empresa onde ele trabalha, AERNOVA, deu todo suporte, mas ainda faltavam algumas coisas que eu pude suprir com o dinheiro do empréstimo. Desisti da carreira militar, dei baixa do quartel, larguei a musculação, não estava com cabeça para continuar. Nesse mesmo ano arrumei uma namorada que anos depois se tornou minha ex-mulher.




Trabalhei na RODOFLEX de frente a rodoviária nova em 2014 como torneiro mecânico, sem saber o que isso significava). Minha chefe Renata me ajudou muito e me ensinou o ofício. Sai de lá em 2015 para ajudar minha mãe na empresa de construção que ela havia aberto. Não deu muito certo pois infelizmente ela contratou pessoas que depois viriam dar problemas para ela. Fiquei sem emprego, não tinha dinheiro, habilitação, muito menos shape e casado com um filho recém nascido. Penso que todo trabalho é digno desde que seja honesto, fui ser coveiro no Cemitério Parque das Flores no Morumbi. Ganhava quase nada tendo que arcar com todas as despesas de casa, fiquei 1 ano trabalhando lá, porém eu me divorciei e entrei em depressão que foi se agravando até chegar em um ponto que não conseguia me comunicar com ninguém. Emagreci muito, cheguei nesse nível por preocupação por causa do meu filho, que era recém nascido.

2016 foi o ano que tudo mudou. Resolvi ingressar na área da segurança privada, fiz o curso na ENGESEG ao mesmo tempo que fazia aulas para adquirir a habilitação de carro. Obtive a carteira de habilitação e 8 dias após concluir o curso consegui emprego no GRUPO CONELESTE VIGILÂNCIA, onde estou até hoje. Gosto do meu trabalho e da empresa, recebi duas promoções. Voltei a treinar na Academia HIGORS. Porém, agora eu estava com mais conhecimento em métodos de treino, alimentação e hormônios. Comecei a comer muito, ao ponto de ninguém entender eu comer quase 500g de arroz às 06:00 da manhã no trabalho. Em três meses consegui 14 kg só que com gordura e retenção. Claro que não sabia tudo que sei hoje, tive suporte moral por parte de Alex, dono da academia, que tudo fez para me ajudar.

Ser fisiculturista é um sonho que sempre tive desde a adolescência. Mesmo sem recursos e sem patrocínio, iniciei junto com meus dois amigos Fábio e Alexandro (conhecido como B.A) a preparação para o Campeonato Paulista na zona Sul de São Paulo. Faltando 20 dias para competição tive problema de circulação na perna. Impossibilitado de andar, fiquei internado com suspeita de trombose. Às vezes penso que não deveria ter ido ao médico, o preconceito com marombeiro é terrível. Fiquei 5 dias internado, não descobriram o que era. No laudo disseram que foi causado por aplicação de injetável, sendo que eu nunca havia feito aplicação na panturrilha. Voltei para casa preocupado porque iria perder meu primeiro campeonato, foi quando conheci uma atleta renomada em Pindamonhangaba enviou solicitação no meu Facebook e com alguns minutos de conversa se dispôs a me ajudar nesse desafio de 15 dias. Fizemos um bom trabalho mesmo sem recursos, patrocinadores e com o tempo apertado, consegui perder 12 kg e chegar ao peso de 86kg para subir na categoria Bodybuilder até 90 kg.

Chegamos ao campeonato. Comecei a fazer o aquecimento, a ansiedade batendo enquanto eu comia. Tive uma cãibra no abdômen. Fui tentar alongar para voltar e tive outra cãibra. Na lombar, foi como se fechasse um conto bem forte na barriga . Perdi o ar e comecei a apagar ali mesmo. Deitei no chão, não conseguia falar, comecei a relaxar e tudo foi voltando ao normal. Tudo isso faltando 20 minutos para eu subir. Consegui voltar a si, repintei as costas, aqueci de novo e fui conquistar o segundo lugar. Fiquei satisfeito porque realizei meu sonho e estava pronto para subir de novo. O vencedor do Overall foi o meu amigo B.A. Naquele dia, meus amigos e eu, levamos conosco 2 troféus, 1 medalha e 1 espada Overall (Campeão absoluto). Quando fui receber o prêmio, chamaram minha preparadora e ela me deu um beijo no palco.

Com a experiência do que aprendi, não me lembro quantos meses depois decidi subir de novo agora na WABBA Vale Paraibano na categoria Classic Physique. Foi o meu melhor shape, na trinca. Fiz todo trabalho sozinho, dieta restritiva sem recurso, cardio com três blusas para tirar retenção. No dia do campeonato, fui sozinho de ônibus até a cidade de Lorena. Estava tranquilo, relaxado, do jeito que eu gosto. Conquistei o segundo lugar. Chorei quando peguei meu troféu, porque vi que dos 6 atletas eu estava na cabeça e sabendo que cheguei ali sozinho. Nesse ano quase perdi meu filho em um acidente e posteriormente minha mãe teve um ataque cardíaco, mas mantive a calma. Fisiculturismo é caro. A inscrição é um absurdo. Custo com passagem de viagem, sem patrocinadores.

Depois desse campeonato ganhei visibilidade no meu Instagran @sullivan25oficial e comecei a ser conhecido no valde do Paraíba inteiro e alguns lugares de outros estados. Consegui parceria com a Impactos Distribuidora de Suplementos em Jacareí, Academia Novo Impacto no Cruzeiro do Sul e com a FitDark Pararangaba.







Subi na minha categoria, mas como era outra federação o limite de peso aumentou. Eu estava competindo com caras que estavam 10kg mais pesado que eu. Não me importei, fui pois queria saber o nível que futuramente eu iria enfrentar. Foi meu último campeonato de fisiculturismo em 2019, não apareci nem na foto. Competi com 21 atletas, imagina a concorrência. Deixo ar de agradacer meu amigo e parceiro de palco kalil também atleta da minha categoria que me ajudou nos 5 dias antes do Ponchat, me acompanhou até eu descer do palco, 7 dias depois participei do campeonato de supino aberto ao Vale do Paraíba pela primeira vez na academia do Mestre Boy no São Judas, ganhei na categoria absoluta em primeiro lugar , foi gratificante tudo que passei, quero dizer a vocês com toda essa história que não importa a dificuldade você pode superar e evoluir , lembra da garota que eu citei como motivação pra querer melhorar? Pois bem nunca mais a vi mas agradeço a crítica pois me fez evoluir e muito. kkkk

Registro o meu agradecimento aos meus recentes patrocinadores Rodrigo, dono da academia Novo Impacto, Kleber dono da Impactos Distribuidora de Suplementos e Joshua, dono da Fit Dark Moda Fitness.

Resumindo alguns fatos, meu irmão foi curado 8 anos depois de tratamento, hoje tenho uma certa liberdade financeira , meu filho está 100% pós-acidente e consegui vencer a depressão através da musculação. Meus planos para o futuro são trabalhar com vendas de suplementos e roupas fitness , fazer uma faculdade de Educação Física ou Nutrição e continuar competindo que é algo que aprendi a amar. Tudo que tenho hoje foi conquistado com trabalho duro. Sempre levo essa frase comigo: “Trabalho duro supera o talento”.


Fotos Igor Palhares e Ricardo Coutinho








Rodrigo Santos





Leia também:






















Comentários, dicas, sugestões serão bem-vindos. Deixe seu nome registrado na mensagem.
O nosso e-mail é: blogtarso@gmail.com


Comentários

  1. Esse cara é fera! Incrível história de superação e fé! Parabéns guerreiro! Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado meu amigo, estou sempre buscando melhorar e nunca desistir , abraço.

      Excluir
  2. Monstro demais, exemplo de dedicação e humildade 💪

    ResponderExcluir
  3. Que história! Um lutador.. que mesmo nas adversidades não desistiu.. você é fera Rodrigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, são coisas que muitas pessoas não sabem o que passamos pra chegar aqui mas agora está aí pra todo mundo saber um pouco do que eu passei pra estar aqui , ahhh ,você também é fera !

      Excluir
  4. Que história em irmão.... que nosso esporte permaneça sempre em nossas vidas... ainda não subi no palco mas vc é inspiração tmj abraço
    Júlio 💪🏻🙏🏻

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando disseram Juliao eu já sei quem é, um poço de humildade, só tenho agradecer nossa amizade , e com certeza quando subir no palco vai sair de lá vitorioso que é isso que você é irmão.

      Excluir
  5. Linda história vejo vc treinando sempre te admirei agora virei sua fã parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha que bacana , muito obrigado de coração, caso não siga meu Instagram , por favor faço questão de ter você como amiga @sullivan25oficial

      Excluir
    2. Diz que foi você que comentou no blog do Tarso

      Excluir
  6. Parabéns meu mano
    História de luta e vitória, há serve de exemplo pra muitas pessoas
    Não te conheço a tanto tempo, mas sempre notei sua determinação, força de vontade e sua vontade de vencer, de alcançar seus objetivos
    Espero algum dia chegar ao menos próximo do atleta que vc é
    Parabéns meu lindo, espero q você continue vencendo e nunca desistindo
    Vou estar por aqui se precisar
    Princeso kkkkkkkkkkk
    Tmj irmão
    Parabéns

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Amigos da Marinha

Homenagem a Norberto Odebrecht

O pianista