Destaque Fitness: Mirélio Galvão


O nosso Destaque Fitness, Mirélio Galvão, relata em detalhes como é a trajetória de quem almeja ser um atleta de fisiculturismo e tudo que enfrenta e supera para conquistar um troféu. Determinação, disciplina e dieta são as palavras indispensáveis para seguir em frente, mesmo sem a presença de patrocínios e patrocinadores, mas com o constante apoio de amigos. O que não pode faltar: a garra, a motivação e a Fé.

Estou aqui para contar a minha história, dividir um pouco sobre ela, sabendo que ainda tenho muita coisa a conquistar.  Todos os dias acordo às 3:30 da manhã para fazer uma oração para clamar proteção ao Senhor. Não sou de frequentar a igreja, mais ainda assim a minha Fé, é maior, vai me ajudando a ser uma pessoa melhor a cada dia. E a pessoa melhor sempre faz o melhor para as outras pessoas. Nunca vou desistir dos meus sonhos, eu quero dar uma boa vida ao meu filho, Juan, quero ser uma pessoa digna de respeito, quero ser conhecido por ser uma pessoa que não faz coisa errada. Eu sei que tudo é no tempo de Deus.

Meu nome é Mirélio Galvão Vieira Junior, tenho 32 anos, sou nascido e criado em Encruzilhada, município da Bahia na divisa com Minas Gerais. Não tenho do que reclamar da minha infância, meus pais, Mirélio Galvão Vieira e Elizete Sanches Lima, sempre correram e batalharam para dar uma vida muito estável a mim e às minhas duas irmãs, Andreia Lima Vieira e Daniela Lima Vieira. Minha família não é rica e graças a Deus nunca passamos fome. Comecei a trabalhar cedo, meu pai sempre me ensinou o valor do trabalho. Apanhava muito, porque não queria acordar cedo nas vezes que meu pai insistia que eu o acompanhasse. Todos os sábados ele descia às 2 horas da manhã para arrumar a barraca. Com meus 7, 8 anos de idade eu já tinha uma barraquinha ao lado da do meu pai que sempre repetia "Você quer dinheiro? Você tem que trabalhar! Vou ensinar você a trabalhar". Eu vendia tomate, cebola. Quando eu aprontava, e foram muitas, eu pegava um dinheiro escondido. Para comprar carrinho. Eu era uma criança, não é mesmo?

Aos 10 anos, junto com meu amigo Edésio Carvalho (Desio), passamos a recolher mangas dos muitos pés de manga do quintal da minha casa para vender na porta do banco. Foi assim que eu comprei minha primeira bicicleta, depois a vendi. Juntei mais dinheiro e comprei meu primeiro cavalo. Contei com a ajuda do meu pai, pois eu trabalhava para ele. Sempre me ensinando e mostrando o valor do trabalho, isso me tornou um cara batalhador, obstinado. Como já relatei, no começo eu não gostava não.




Saindo da infância, queria tornar-me jogador de futebol. Meu treinador, Nilton Peneira, por quem tenho um carinho enorme, falou uma coisa: "Você não é um craque de futebol, mas você tem uma garra incrível, uma força de vontade absurda".  Eu me empenhava, jogava muito, tentava fazer o melhor, não aceitava perder, nunca aceitei perder e sempre em buscando o melhor. Mas, onde eu me destaquei mesmo foi em academias. Tive a oportunidade de começar por causa da minha mãe. Assim que foi aberta a primeira academia em Encruzilhada, ela se matriculou, porém começou a sentir umas dores e descobriu que tinha hérnia de disco, então ela decidiu que não poderia ir mais e pediu que eu fosse para não perder as duas mensalidades pagas. Eu não queria ir, falei que não gostava de musculação, porque eu já pegava peso, trabalhava em barraca e não queria aquilo. Com insistência de alguns colegas eu resolvi frequentar a academia, mas eu só treinava perna, por influência do futebol. Era motivo de chacota, porque os caras já estavam ficando fortinhos, musculosos e eu só queria treinar perna. Então o instrutor de lá, me ensinou treinar a parte superior. Eu pegava muito peso. No primeiro dia coloquei 50 kg no supino, 25kg de cada lado. Para mim estava leve, apesar dos alertas só que ele falou assim, não vai colocar não esse peso, porque se não vai colocar não esse peso, porque você vai ficar quebrado amanhã. Realmente fiquei. No dia seguinte não consegui nem pentear o cabelo. Desde então eu peguei paixão pela musculação.

Desde 2005 passei a residir em Vitória da Conquista. Por intermédio de um amigo, Guilherme, comecei a trabalhar em uma sacaria. Vim com a promessa de receber 700 reais por quinzena, o que naquela época eu considerava um dinheirão. Só que na verdade a gente não ganhava isso. Fui prejudicado demais, mesmo tendo mês que bati mais de 20 mil sacos, trabalhando até meia noite, dormindo com um lençol, emprestado, em cima dos sacos de café. Trabalhei também em um escritório de contabilidade, mas que não deu muito certo até que meu ex-cunhado, Fabiano Vaz, abriu a academia Performance, em Conquista e  me chamou para trabalhar. Ele me ensinou tudo, os ofícios da musculação, o que só fez aumentar o meu amor pela musculação. Até ser contratado pela academia, eu trabalhava ilegalmente, sem registro na Carteira de Trabalho.







Em 2009 eu tive uma perda muito grande: minha mãe. Isso me desestruturou demais, fiquei sem saber o que fazer, larguei tudo aqui em Conquista e voltei para minha terra, Encruzilhada, Queria ficar perto do meu pai. Na verdade eu não queria ir para Encruzilhada, mais foi preciso aprender uma lição, e eu não me arrependo porque se eu não tivesse voltado para lá, acho que eu não seria o que sou hoje. Passei um ano lá, meu pai me arrumou um emprego para trabalhar na Prefeitura Municipal. Porém, a Prefeitura atrasava o pagamento e decidi arrendar uma academia. Fiz coisas muito boas na academia, só que não deu certo ser empresário. Em seguida, fui trabalhar de empilhador e de entregador para a Casa do Fazendeiro. Ganhava 250 reais por mês. Era muito pouco, mas meu pai sempre me deu tudo, e eu ainda não sabia o que eu queria realmente. Ao final do ano, decidi voltar para Conquista. Fiz vestibular e entrei na Faculdade de Educação Física da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) em 2010.









Em 2016, comecei a trabalhar na academia Iron Man, onde trabalho até hoje. Agradeço do fundo do meu coração por Erivelton Luz ser igual a um pai para mim. Na Iron Man eu conheci meu treinador, meu amigo, Leo Malheiro, que olhou para mim e falou que eu tinha um potencial incrível para o fisiculturismo. Eu falava que não, "não vou vestir aquela tanguinha não", e ele conseguiu me convencer. Fiquei interessado em participar de um campeonato realizado em Conquista em 2016. Comecei a fazer a preparação sozinho, olhava treinos e dietas na internet. Com 30 dias coloquei um corpo muito legal, coisa que nunca tinha colocado antes. No dia da competição um problema: tive que pagar no momento da inscrição 300 reais. Cheguei atrasado e lá foi a minha primeira revelação no fisiculturismo, porque quando cheguei  vi todo mundo sendo pintado e eu não tinha tinta, não tinha dinheiro para comprar tinta. Fiquei com aquilo na cabeça "como que vou fazer?" Lai, uma amiga fisiculturista, falou com um amigo de Salvador para me pintar e me levou até ele.




Na hora da pintura, outra supresa. Eu não sabia, que usar sunga é obrigatório na competição. Muita
gente nunca soube do que agora revelo: um dia antes da competição eu fui ao centro da cidade comprar uma cueca nova. Cortei bem estreitinha como a dos fisiculturistas e a costurei na minha casa. Quando eu tirei a calça para ser pintado, após ouvir elogio ao meu shape, ele falou "cara você não vai subir desse jeito, isso é uma cueca e você vai ser desclassificado". Tomei um susto. O juiz veio e falou que eu não poderia competir. Desesperei, fiquei com vergonha, tinha levado Juan, meu filho, para assistir ao pai estreando em uma competição. Era um dia especial para mim. Era o Dia das Mães e eu estava na convicção de comemorar alguma coisa, para lembrar da minha mãe. Sem ela eu não teria sequer entrado em uma academia. Fiquei com muita vergonha, e fui embora. Na hora que chamaram meu nome, todo mundo que me conhece aqui na cidade me viu saindo sem ter subido ao palco. Chorei. Montei na moto, chorando. Fui embora almoçar, estava com muita fome. Na churrascaria as lágrimas caiam no prato e eu falei que iria parar com isso. E ainda ouvi conselho de uma pessoa que veio até mim e falou "você tem que parar com isso, isso só te deu desespero".

Na segunda feira ao chegar na academia, com muitos fazendo chacota de mim, encontrei o Leo. Contei o que havia ocorrido no dia anterior. Ele falou assim "cara, porque você não me chamou, se eu estivesse lá você subia do jeito que estava, mais você ia subir". Falei para ele que eu estava desistindo do fisiculturismo. Leo falou "não, você não vai desistir. Eu vou treinar você e ano que vem você vai subir no Baiano 2017, você topa?" Respondi: "Topo!".

Passei 8 meses me preparando para o Campeonato Baiano 2017. Peguei dinheiro emprestado, fiz rifa para ir à competição em Salvador. Muita gente me ajudou. Agradeço do fundo do meu coração todos os dias, não esqueço de nenhum deles. Eu ainda não sabia posar de verdade, cheguei lá bati 83 kg e subi na categoria até 85 kg. Engraçado também não tinha estreante, subi no meio de pessoas que já tinham subido outras vezes no palco. Eram 12 atletas na minha categoria, tive crise de forte dor de cabeça porque nunca tinha passado por uma desidratação. Dos 12 atletas conquistei a classificação Top 5. Pulei tanto de alegria, ali eu provei para mim mesmo que é o que quero para mim. Telefonei para meu filho e foi uma emoção muito grande. Naquele mesmo dia, dentro do ônibus, no retorno para casa, recebi uma mensagem que no mês seguinte seria realizada a Copa Sudoeste Baiana. Participei e fiquei em terceiro lugar. Em setembro do mesmo ano subi em outro campeonato aqui em Conquista. Conquistei o segundo lugar.




As dificuldades não desaparecem com os títulos. Em 2018 tive que pegar dinheiro emprestado, vender um computador que eu tinha. E com muita gente falando para eu desistir. No momento do campeonato tive umas crises em cima do palco, o cortisol liberou e eu inchei. Com crise de caimbra, não consegui posar e não classifiquei. Muito chateado e falei que iria desistir. Uma pessoa, que admiro muito, chegou para mim e perguntou se eu iria subir no próximo campeonato de Conquista. Respondi que nunca mais. Ela perguntou o motivo. Falei "não tenho dinheiro, tenho um filho, tenho que dar comida para ele, tenho que pagar aluguel". Horas depois ela voltou com uma caixa de ovos e uma sacola de frango e disse: "você vai subir, você tem potencial e eu acredito em você". O nome desse anjo é Esly Alves, hoje a minha treinadora.

Participei do campeonato em 2 de setembro de 2018. Quando vi minhas fotos, eu falava "aonde eu cheguei". Para mim foi um dos melhores shapes que coloquei na minha vida. Um momento único, especial, um momento muito mais que feliz. Vitorioso!
Fui o Campeão da Copa de Fisiculturismo e Fitness do Interior da Bahia em 2018.









Mirélio Galvão Vieira Junior


Mirélio Galvão e o filho Juan




Faço meus agradecimentos

Academia Iron Men
@academiaironmen

Erivelton Ramos Luz

Aos meus Coach
Esly Alves
@eslyfitness

Leonardo Malheiro
@leonardomalheiro

Primefit Suplementos

Vinícius da MrFit Suplementos

Ao pessoal da Team Monster



Leia também:






















Comentários, dicas, sugestões serão bem-vindos. Deixe seu nome registrado.
O nosso e-mail é: blogtarso@gmail.com



Comentários

  1. Mirelio vc é merecedor cara Deus tá no controle da sua vida eu vc vai longe meu irmão com essa garra e força de vontade

    ResponderExcluir
  2. Tenho o prazer de conhecer esse cara , um exemplo vc e merecedor de tudo isso sucesso sempre meu amigo .

    ResponderExcluir
  3. Mirelio, vc merece toda sorte de bênçãos,um guerreiro focado e com muita luz , o seu exemplo de coragem e força pode ter certeza que ajuda muitas pessoas a enchegar que mesmo a vida não sendo fácil é possível com muita fé e determinação vencer os próprios desafios. Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Mirélio, você merece muito mais fico feliz em conviver com uma pessoa tão guerreira que corre pelos seus objetivos...só você sabe das suas dificuldades das suas renúncias diárias para chegar onde estar,Que Deus te abençoe e que você conquiste tudo que você sonha.

    ResponderExcluir
  5. Júnior Novais
    Parabéns irmã sempre acreditei em você! Você é um cara iluminado! Com certeza será campeão em vários campeonatos! Sucesso sempre guerreiro, acredito em você 🙏🏼

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Mirelli por se tão guerreiro e não desisti do seus sonhos porque sei que não foi fasio pra vc ,tamos junto

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Mirelli acabei de ler seu comentário aqui e vc pode acredita sou de encruzilhada tbm e vc acaba de me incentiva a quere crescer na vida,não importa a situação financeira só preciso ter fé como vc e determinação parabéns mano

    ResponderExcluir
  8. Te desejo todo sucesso do mundo irmão, sei das suas lutas e trajetória, é merecedor.... parabéns 👏🏻👏🏻

    ResponderExcluir
  9. Parabéns Mirelli li cada frase que vc digitou do seu caminho que percorreu pra ta onde está hj parabéns vc acaba de me ensinar que nunca é tarde pra sonha e conquista algo que almejamos

    ResponderExcluir
  10. PARABENS ;GUERREIROS TEMOS MUITO ORGULHO DE VC .

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Amigos da Marinha

Homenagem a Norberto Odebrecht

O pianista