Queluz por Yuji Sogawa

 

Palácio nas proximidades de Lisboa onde em 12 de outubro de 1798, nasceu aquele que seria Pedro I, o Defensor Perpétuo do Brasil e Pedro IV, o Libertador de Portugal. Personagem marcante da História dos dois lados do Atlântico, Dom Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cypriano Serafim de Bragança tem a sua intensa vida de quase 36 anos ligada ao palácio de domínio da família Bragança desde a primeira metade do século XVII. O segundo filho varão de Dom João e Dona Carlota Joaquina nasceu e morreu no Palácio de Queluz. 

Inicialmente, Queluz era uma casa de campo de propriedade do 1º marquês de Castelo Rodrigo, Dom Cristóvão de Moura, conselheiro de Dom Felipe II, Rei de Espanha e Portugal. Com a Restauração do trono português em 1640, a separação de Portugal do domínio de Espanha, a ascensão de Dom João IV, 8º Duque de Bragança, Duque de Guimarães, Duque de Barcelos e Marquês de Vila Viçosa, a propriedade foi confiscada pelo novo soberano passando ao domínio da Casa do Infantado.  

Decorado em estilo barrroco, segundo o projeto do arquiteto português Mateus Vicente de Oliveira e em estilo rococó segundo o projeto do arquiteto, escultor e gravador francês, Jean-Baptiste Robillon (1704-1782). As obras de ampliação e decoração contaram com a autorização de Dom Pedro III, rei pelo casamento com a sobrinha, a Rainha Dona Maria I. Após ficar viúva, em 1786, transformou a residência de verão dos monarcas portugueses em residência oficial da monarquia. Dos nove filhos de Dom João VI e Dona Carlota Joaquina, sete nasceram em Queluz.

Desde 1908, por deteminação de Dom Manuel II, trineto de Dom Pedro e último Rei de Portugal, o Palácio Nacional de Queluz passou para a Fazenda Nacional sendo classificado como Monumento Nacional de Portugal em 1910. Queluz sofreu um incêndio em 1933 e foi restaurado. No governo do Presidente Craveiro Lopes, em 1957, o Pavilhão D. Maria I, ala nascente do palácio, passou a ser utilizado como residência dos Chefes de Estado estrangeiros em visita oficial a Portugal.

Neste dia dos 222 anos do nascimento de Dom Pedro, 1º Imperador do Brasil e 30º Rei de Portugal, façamos uma visita ao Palácio Nacional de Queluz através das fotografias de Yuji Sogawa.










































Leia também:

https://tarsomarketing.blogspot.com/2020/09/um-livro-para-ler-o-coracao-do-rei-vida.html

 https://tarsomarketing.blogspot.com/2020/07/imperial-ordem-da-rosa-uma-promessa-de.html

 https://tarsomarketing.blogspot.com/2020/06/anuario-do-museu-imperial.html

 https://tarsomarketing.blogspot.com/2019/09/pedro-ii.html

 

Comentários, dicas, sugestões serão bem-vindos. Deixe o seu nome registrado na mensagem.
O nosso e-mail é: blogtarso@gmail.com

 

Comentários

  1. Poderia ter dito que ele morreu no mesmo quarto onde nasceu:o quarto Dom Quixote.

    ResponderExcluir
  2. Estamos em Queluz a historia é real e as fotos estão retratando o que realmente é ! Adorando Queluz

    ResponderExcluir
  3. Tudo lindo e chique👏🏻👏🏻👏🏻

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Amigos da Marinha

Homenagem a Norberto Odebrecht

O pianista