O Funeral do Século: O mundo despede-se da Rainha Elizabeth II

 

O Reino Unido viveu nesta segunda-feira, 19, um dos seus mais históricos e marcantes dias. A cidade de Londres, o povo britânico, Chefes de Estado e de Governo e os turistas renderam as últimas homenagens a Sua Majestade Elizabeth II, Rainha da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, Duque da Normandia, Duquesa de Edimburgo, Condessa de Merioneth, Baronesa de Greenwich, Chefe da Igreja da Inglaterra e Defensora da Fé. As exéquias foram iniciadas no final da manhã quando nove jovens Guardas do 1º Batalhão de Granadeiros retiraram o corpo da Rainha do catafalco em Westminster Hall na presença dos filhos, o Rei Charles III, Princesa Anne, a Princesa Real, Príncipe Andrew, Duque de York, Príncipe Edward, Conde de Wessex e Forfar, dos netos o Príncipe de Gales, Príncipe William, herdeiro do trono, Príncipe Harry, Duque de Sussex, Peter Phillips, do genro Vice-Almirante Sir Timothy Laurence, do sobrinho David Armstrong-Jones, Conde de Snowdon e do primo, Príncipe Richard, Duque de Gloucester.

Com a precisão característica dos britânicos, às 10:59, horário de Greenwich, o ataúde com o corpo da soberana que reinou durante 70 anos e 7 meses, adentrava a Abadia de Westminster. No templo onde há muitos séculos são coroados os Reis da Inglaterra e da Grã-Bretanha, iniciava-se o Funeral de Estado em memória da monarca. O Serviço Religioso, presidido pelo Reverendo Dr. David Boyle, Deão de Westminster, concelebrado pelo Arcebispo de Canterbury, Justin Welby, foi assistido por cerca de 4 bilhões de pessoas em todo o mundo. 

Somente dois bisnetos da monarca participaram do funeral na Abadia de Westminster. Príncipe George de Gales e a irmã, a Princesa Charlotte de Gales, mesmo sendo crianças de 9 e 7 anos de idade, respectivamente, já estão a serviço do país. Os dois filhos do Príncipe William, o Príncipe de Gales, herdeiro do trono ocupam a segunda e a terceira posição na linha de sucessão ao trono do Reino Unido. Esta é a lógica da Monarquia.

Sendo um Funeral de Estado, governantes de todo mundo compareceram à cerimônia religiosa. O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, a primeira-dama Michelle Bolsonaro, os presidentes da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, Armênia, Vahagn Khachaturyan (o único chefe de Estado a quebrar o rígido protocolo da Casa Real que proíbe qualquer pessoa de fazer foto do caixão real durante velório em Westminster Hall), Áustria, Alexander van der Bellen, Coreia do Sul, Yoon Suk-yeol, dos Estados Unidos, Joe Biden, Finlândia, Sauli Niinisto, França, Emmanuel Macron, Hungria, Katalin Novak, Irlanda, Michael Higgins, Israel, Isaac Herzog, Itália, Sergio Mattarella, Letônia, Egils Levits, Lituânia, Gitanas Nauseda, Polônia, Andrzej Duda, Sri Lanka, Ranil Wickremesinghe, Suíça, Ignazio Cassis, Trinidad e Tobago, Paula-Mae Weekes e o Vice-presidente da China, Wang Qishan estavam presentes. Primeiros-ministros da Austrália, Anthony Albanese, Canadá, Justin Trudeau, Irlanda, Micheál Martin, Nova Zelândia, Jacinda Ardern, República Tcheca, Petr Fiala, também fizeram-se presentes.

Trineta de Suas Majestades Victoria (1819-1901), Rainha da Grã-Bretanha e Irlanda, Imperatriz da Índia e de Cristiano IX (1818-1906), Rei da Dinamarca, Elizabeth II era portanto ligada por DNA à muitas famílias reais. Seus primos de vários países da Europa, compareceram às despedidas em Westminster e na Capela de Saint George, no Castelo de Windsor: a Rainha da Dinamarca, Margrethe II e o Príncipe Herdeiro Frederik, o Rei de Espanha, Felipe VI, a Rainha Letizia, o Rei Juan Carlos I, a Rainha Sofia (descendente também da Princesa Feodora, meia-irmã da Rainha Victoria), o Rei da Noruega, Harald V, a Rainha Sonja, o Rei da Suécia, Carlos XVI Gustaf e a Rainha Silvia. A Rainha Anne Marie da Grécia, o filho Pavlos, Príncipe Herdeiro e a nora Chantal, Princesa Herdeira da Grécia, estavam presentes. Convém recordar que o Príncipe Philip, marido da soberana britânica, era por nascimento Príncipe da Grécia e Dinamarca.

O Rei dos Belgas, Philippe, tetraneto do Rei Leopold I, tio e conselheiro da Rainha Victoria, estava acompanhado da esposa, a Rainha Mathilde.

Descendente de George II, Rei da Grã-Bretanha no século XVIII, o Rei dos Países Baixos, Willem-Alexander, foi o primeiro membro da realeza a confirmar presença assim que recebeu o convite para o funeral. Acompanhado da mãe, a Princesa Beatrix, a quem sucedeu no trono, e da esposa, a Rainha Maxima, esteve presente nas duas cerimônias religiosas.

Londres prestou as mais belas e solenes homenagens fúnebres a uma londoner, pois a mais longeva Chefe de Estado da história da Inglaterra, Escócia e Grã-Bretanha nasceu na capital britânica em 21 de abril de 1926. Mais precisamente no número 17 de Bruton Street, Mayfair, então residência dos avós maternos, o 14º Conde de Strathmore e Kinghorne, Claude Bowes-Lyon e Nina Cecilia Cavendish-Bentinck, Condessa de Strathmore e Kinghorne.

Ao final do Serviço Religioso o corpo de Sua Majestade foi levado em cortejo da Abadia de Westminster, passando por Whitehall, The Mall e Palácio de Buckingham até o Arco de Wellington, de onde foi transferido para um carro funerário que o levou até o Castelo de Windsor. Todo o trajeto foi feito a pé pelos 4 filhos da monarca, 3 netos, genro, sobrinho e primo. No caminho até Windsor muitos jogaram flores para saudar a soberana. 
 
O sepultamento às 19:30, horário de Greenwich, na Capela de Saint George ocorreu em uma cerimônia privativa para a Família Real. O túmulo da Rainha é no Memorial George VI, onde descansam o repouso eterno seu pai, o Rei George VI, sua mãe, a Rainha Elizabeth, sua irmã, a Princesa Margaret e o marido, o Príncipe Philip.

 

 

O Rei Charles III e a irmã, a Princesa Anne


 O Rei Charles III e a filho, o Príncipe de Gales
 
 

A Princesa de Gales com os filhos, Príncipe George de Gales e Princesa Charlotte de Gales


 
A Família Real
 
 
 

 
 


 
Funeral da Rainha Elizabeth II


Príncipe Edward, Conde de Wessex, Condessa de Wessex, Príncipe de Gales, Princesa de Gales, Príncipe George de Gales e Princesa Charlotte de Gales

 
Príncipe e Princesa de Gales com os filhos, Príncipe George de Gales e Princesa Charlotte de Gales
 
 
Princesa de Gales, os filhos e Conde Snowdon, sobrinho da Rainha

Príncipe Edward, Conde de Wessex e Forfar ao lado do irmão Príncipe Andrew, Duque de York e da esposa Condessa de Wessex e Forfar. Atrás, os filhos Visconde Severn e Lady Louise

Presidente do Brasil e Primeira-dama

 
Presidente dos Estados Unidos e Primeira-dama 
 

 Presidentes da França (à esquerda) e Presidentes do Brasil e dos Estados Unidos (à direita)

 
 
 


 
A Família Real Britânica
 
 
Reis dos Países Baixos, Suécia, Dinamarca, Espanha e Bélgica


Rei Felipe VI e Rainha da Espanha, Rei Philippe e Rainha dos Belgas

 

 


 
 
 



 
A multidão em Londres despede-se da Rainha
 


A caminho do Castelo de Windsor 
 
 
Windsor 
 

 Felipe VI, Rei de Espanha e a mãe, Rainha Sofia

 






 
 
 

 
 



Fotos Daily Mail

 

 

Leia também:

https://tarsomarketing.blogspot.com/2022/09/elizabeth-ii-1926-2022.html

https://tarsomarketing.blogspot.com/2022/09/funeral-da-rainha-elizabeth-ii-sera-dia.html

https://tarsomarketing.blogspot.com/2022/09/o-brasil-no-funeral-da-rainha-elizabeth.html

https://tarsomarketing.blogspot.com/2022/09/escoceses-prestam-homenagens-finais.html

https://tarsomarketing.blogspot.com/2022/09/as-exequias-da-rainha-em-londres.html

https://tarsomarketing.blogspot.com/2022/09/agradecimentos-do-rei-e-do-principe.html

 

Comentários, dicas, sugestões serão bem-vindos. Deixe o seu nome registrado ao final da mensagem.
O nosso e-mail é: blogtarso@gmail.com 

 


Comentários

  1. Excelente reportagem. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Muito bem relatado!! Parabéns pela reportagem!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela pesquisa feita com riqueza de detalhes e ilustrada com fotos sobre a última homenagem a Rainha Elizabeth.

    ResponderExcluir
  4. Nossa!! Que rápido, um ano!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Amigos da Marinha

O pianista

Hussein e Rawja