Luiz Fernando Ribeiro do Carmo e do Samba

 

Os mais apaixonados por samba, escola de samba e desfile de escola de samba reconhecem a importância que Luiz Fernando Ribeiro do Carmo tem para o carnaval carioca e brasileiro. A história registra o quanto Laíla, nome que tornou-se uma grife no mundo do samba, foi determinado, hábil, competente e rigoroso em fazer do evento que dura menos de 90 minutos, mas ocupa o coração e a mente dos foliões pelos 365 dias do ano, um espetáculo grandioso. Nascido em 27 de maio de 1943 e criado no morro do Salgueiro, foi no Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos do Salgueiro, onde após ser ritmista e compositor, iniciou a longa e vitoriosa trajetória como diretor de Harmonia que o fez ser campeão 5 vezes na Vermelho e Branco da Tijuca e 12 vezes na Azul e Branco de Nilópolis. Ao lado de Joãozinho Trinta, os dois egressos do Salgueiro, transformaram a Beija-Flor, novata no clube das grandes e tradicionais escolas de samba do Rio de Janeiro, em uma das maiores agremiações do carnaval do país.

Laíla, também cantava e foi a voz dos desfiles campeões do Salgueiro em 1974 e 1975. Jamais afastou-se da música, pois era um dos responsáveis pela gravação, primeiro do LP e depois do CD e DVD dos Sambas-de-enredo. Havia recebido convite para desfilar no Salgueiro no próximo carnaval. Todavia, no início da tarde desta sexta-feira, 18, Laíla despediu-se do palco da vida no Hospital Israelita Albert Sabin, na Tijuca, Rio de Janeiro. Coincidentemente, a data onde comemoram-se os 120 anos de nascimento de Paulo Benjamin de Oliveira, o Paulo da Portela. O Grêmio Recreativo Escola de Samba Beija-Flor de Nilópolis, onde foi o mais célebre Diretor de Carnaval e de Harmonia da agremiação, decretou luto por tempo indeterminado.

 

Foto Henrique Matos


A sexta-feira também foi de despedida para Mestre Mug, durante décadas Diretor da Bateria do Grêmio Recreativo Unidos de Vila Isabel. Para o próximo carnaval, uma coisa é certa, os diretores de Bateria e de Harmonia terão a tarefa de prestar homenagens aos dois amantes do samba com as notas que fizeram Laíla e Mestre Mug dois grandes profissionais da maior festa popular brasileira. 


Leia também:

https://tarsomarketing.blogspot.com/2021/02/a-saga-de-agotime-comemora-20-anos.html


Comentários, dicas, sugestões serão bem-vindos. Deixe o seu nome registrado no final da mensagem.
O nosso e-mail é: blogtarso@gmail.com


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Amigos da Marinha

O pianista

Hussein e Rawja