Alberto da Costa e Silva, 90 anos

 

Diplomata, escritor, historiador, poeta e imortal da Academia Brasileira de Letras. Assim podemos definir Alberto Vasconcellos da Costa e Silva, que hoje completa 90 anos de idade de uma vida riquíssima pelo conjunto da obra incansavelmente produzida com extrema dedicação, rigor e erudição. Quando falarmos em África, é obrigatório citar o ex-presidente da Academia Brasileira de Letras, autor de obras já nascidas clássicas sobre o continente. Para participarmos da comemoração das 9 décadas do filho do poeta Da Costa e Silva, membro da Academia Piauiense de Letras, convidamos a filha, a Embaixatriz Elza da Costa e Silva Lima para um depoimento sobre o pai. Descobrimos até que o colossal intelectual é um excelente fotógrafo e perguntamos: quando teremos um livro com as fotografias assinadas por Alberto da Costa e Silva? 

Meu pai faz 90 anos hoje, 90 anos maravilhosos, que ele viveu com a sua inteligência veloz e surpreendente, grande charme e muita empatia. 

Quando pequena, para mim ele era uma grande enciclopédia: não havia tema que desconhecesse, assunto de que não pudesse falar, dúvida que não conseguisse esclarecer. Comecei a apreciar a arte - a literatura, o cinema, o teatro, o ballet e as visitas a museus e igrejas de diversos estilos e épocas pelos seus olhos sempre curiosos, informados e atentos. 

Já mais velha, fiz dele meu melhor amigo. Um amigo sábio e de sentido de humor sem paralelo, que me orientou com sua bússola infalível e me ensinou a rir com vontade. 

Ao se aposentar da carreira diplomática, ele se reinventou como escritor a tempo completo e cioso membro da Academia Brasileira de Letras. Com seus livros sobre a África, ganhou um espaço só seu e um enorme fã clube, mostrando mais uma vez uma energia inabalável. 

Perdeu, há alguns anos, o seu grande amor. Minha mãe, a sua Verinha. Mas seguiu em frente, apesar da dor da saudade e do enorme vazio que ela deixou, com força e foco no que ainda queria escrever. Queria estar, hoje, com ele, no Rio. Mas a verdade é que estou com ele sempre. Todos os dias. Que venham muitos mais anos de vida, Papai! 

Elza Costa e Silva Lima

 


Alberto da Costa e Silva com a esposa Vera Queiroz da Costa e Silva

Alberto da Costa e Silva com a filha Elza da Costa e Silva Lima


Leia também:

https://tarsomarketing.blogspot.com/2019/10/tres-vezes-brasil.html

https://tarsomarketing.blogspot.com/2019/08/filho-da-africa.html


Comentários, dicas, sugestões serão bem-vindos. Deixe registrado seu nome na mensagem.
O nosso e-mail é: blogtarso@gmail.com

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Amigos da Marinha

Homenagem a Norberto Odebrecht

O pianista