Ganhadeiras de Itapuã é o enredo da Viradouro em 2020



A Unidos do Viradouro comemora 73 anos de fundação com uma grande festa na quadra da agremiação em Niterói e faz o lançamento oficial do enredo Viradouro de alma lavada para o carnaval 2020. O enredo é inspirado nas Ganhadeiras de Itapuã, grupo musical do bairro imortalizado por Dorival Caymmi e Vinicius de Moraes e marca a estreia da dupla de carnavalescos na escola, Marcus Ferreira e Tarcísio Zanon. Uma comitiva liderada por Maria do Xindó, vocalista e uma das matriarcas do conjunto musical baiano estará presente.

O aniversário, 24 de junho, é feriado na cidade fluminense por ser o dia do padroeiro, São João, que também é o padroeiro da Viradouro. A Vermelho e Branco de Niterói preparou um dia muito especial para os seus membros e torcedores com inauguração da reforma da quadra e dos novos camarotes, uma missa celebrada por padre João Cláudio, pároco da Igreja de Nossa Senhora de Fátima e também torcedor da escola. Encerrando a festa haverá shows do grupo Revelação e dos segmentos da agremiação, ao som da bateria de mestre Ciça e da voz do intérprete Zé Paulo Sierra.

O presidente da Viradouro, Marcelo Calil Filho e os carnavalescos visitaram Salvador recentemente e foram recebidos com um almoço por dona Mariinha Ermelina, presidente do conselho da Associação Cultural As Ganhadeiras de Itapuã. Não faltou a obrigatória visita à Lagoa do Abaeté.

O carnavalesco Marcus Ferreira, arquiteto e designer, é um especialista em Bahia. O enredo Hilária Batista de Almeida, apresentado pela Unidos de Padre Miguel na Marquês de Sapucaí no carnaval de 2011 sobre a filha de Santo Amaro e matriarca do samba, Tia Ciata, é de sua autoria. A Vermelho e Branco de Padre Miguel conquistou o terceiro lugar no Grupo B.

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos do Viradouro, atual vice-campeão do carnaval carioca, também já desfilou na Passarela do Samba com um enredo sobre a Bahia. Em 2009. E Maria Quitéria, heroína das lutas pela Independência na Bahia em 1823, foi enredo na década de 1960.


Por Paulo de Tarso

Fotos Marcelo O'Reilly/Portal Academia do Samba



As Ganhadeiras de Itapuã com a bandeira da Viradouro às margens da lagoa do Abaeté


Casal 40 pontos: Julinho Nascimento e Rute Alves, Mestre-sala e Porta-bandeira da Viradouro


Abre-alas da Vice-campeã


Orgulho e Felicidade em Vermelho e Branco


Ala das Baianas


Viradouro 2019



Alegoria da Vice-campeã


Ritmistas da Viradouro



Viradouro, Vice-campeã do Carnaval 2019



Fotos Marcelo O'Reilly/Portal Academia do Samba



Leia também:


https://tarsomarketing.blogspot.com/2019/03/julinho-comemora-30-carnavais.html


https://tarsomarketing.blogspot.com/2019/05/do-bonfim-sapucai.html


https://tarsomarketing.blogspot.com/2019/03/mangueira-conquista-o-20-titulo-de.html


https://tarsomarketing.blogspot.com/2019/04/mangueira-91-anos_27.html


https://tarsomarketing.blogspot.com/2019/03/salgueiro.html



Comentários, dicas, sugestões serão bem-vindos.
O nosso e-mail é: blogtarso@gmail.com



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Amigos da Marinha

O pianista

Hussein e Rawja