Baianas em homenagem à Professora Campeã
Rosa Lúcia Benedetti Magalhães teria completado 80 anos de vida ontem, 8 de janeiro. A carnavalesca reconhecida e aplaudida pela erudição, detalhismo e sete campeonatos é o enredo do Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos do Salgueiro no carnaval de 2026. A agremiação carioca onde a vida da filha do intelectual, historiador, jornalista e imortal da Academia Brasileira de Letras, Raymundo Magalhães Junior e da escritora, teatróloga e tradutora Lúcia Matias Benedetti Magalhães começou a ser escrita no início da década de 1970 na equipe do mestre Fernando Pamplona, a quem reverenciou na São Clemente em 2015, no que é considerado o melhor desfile da escola, apresentará o enredo A delirante jornada carnavalesca da professora que não tinha medo de bruxa, de bacalhau e nem do pirata da perna-de-pau. Pelo longo título do enredo fica evidente quem é professora carnavalesca.
O Salgueiro encerra o desfile da terça-feira de carnaval na Marquês de Sapucaí. Para os amantes do carnaval será um dos momentos mais esperados do reinado de Momo na cidade do Rio de Janeiro, em especial pela homenagem à quem foi carnavalesca da agremiação Vermelho e Branco nos antológicos enredos Sou Amigo do Rei (1990) e Me Masso se não passo pela Rua do Ouvidor (vice-campeonato de 1991). A fantasia das baianas divulgada pelo Salgueiro não deixa dúvidas que o carnavalesco Jorge Silveira e equipe deixarão o salgueirense bem vestido em busca do décimo campeonato. De acordo com o estilo Rosa Magalhães.
Segundo o carnavalesco Jorge Silveira, a escolha da baiana como primeira fantasia divulgada carrega um significado profundo. “Rosa tinha uma predileção especial por criar suas comissões de frente e, principalmente, sua ala de baianas. Ela é a maior detentora de Estandartes de Ouro na categoria de ala de baianas na história do carnaval. Para ela, a baiana é algo sagrado, precioso. Essa fantasia é uma forma de levar para a Marquês de Sapucaí o traço da professora, respeitando seu desenho original e, ao mesmo tempo, dialogando com a estética contemporânea”, afirma.
Leia mais:
https://tarsomarketing.blogspot.com/2025/05/a-professora-que-nao-tinha-medo-de.html
https://tarsomarketing.blogspot.com/2024/07/saudade-rosa-magalhaes.html

Comentários
Postar um comentário