Festa do Prêmio Nobel
Duas grandes cerimônias ocorridas em Oslo, capital da Noruega, e Estocolmo, capital da Suécia, na quarta-feira, 10 de dezembro, marcaram a entrega do Prêmio Nobel. Criado em doação feita pelo engenheiro, empresário e filantropo sueco Alfred Nobel (1833-1896), o prêmio é entregue aos laureados em cerimônias com as presenças dos monarcas das duas nações escandinavas e dos membros das respectivas famílias reais. Harald V, Rei da Noruega acompanhado da Rainha Sonja, do filho Haakon, Príncipe Herdeiro, da nora, a Princesa Herdeira Mette-Marit e da neta, a Princesa Ingrid Alexandra assistiu na Oslo City Hall, o prédio da Prefeitura da cidade, à entrega do Prêmio Nobel da Paz à Ana Corina Sosa, representante da mãe vencedora da premiação. Após muitas especulação e polêmica, a laureada com o Nobel da Paz, Maria Corina Machado, líder da oposição ao Governo da Venezuela, só apareceu em Oslo nesta quinta-feira, 11. Segundo a mídia internacional a viagem até a capital norueguesa só foi possível por ter contado com o apoio do Governo dos Estados Unidos.
Compareceram ao evento em Oslo, o Presidente da Argentina, Javier Milei, o Presidente do Equador, Daniel Noboa, o Presidente do Panamá, José Raúl Mulino e o Presidente do Paraguai, Santiago Peña.
Não foi a primeira vez que o vencedor do Nobel da Paz é um líder oposicionista. Maria Corina Machado é a quinta laureada após Carl von Ossietzky (1935), Aung San Suu Kyi (1991), Liu Xiaobo (2010), Ales Bialiatski (2022) e Narges Mohammadi (2023).
O valor do Prêmio Nobel é de onze milhões de coroas suecas.
Vencedores do Prêmio Nobel em 2025









Comentários
Postar um comentário