Baianos reverenciam os 200 anos de Dom Pedro II
A sessão solene realizada pelo Instituto Geográfico e Histórico da Bahia comemorativa pelos 200 anos de nascimento de Dom Pedro II lançou a campanha pelo reconhecimento do mais longevo governante brasileiro como Patrono da Cultura Brasileira. A ideia surgiu durante a palestra de Ricardo Nogueira sobre a vida do Imperador e Defensor Perpétuo do Brasil, o amor pelas letras e ciências, a dedicação a divulgar o Brasil no cenário internacional, o reconhecimento de figuras célebres ao mais sábio monarca do século XIX como afirmou o historiador e diplomata Oliveira Lima e a inegável paixão pela educação e cultura. A cerimônia contou com o retorno de uma grande tela retratando o Imperador que voltou ao Salão Nobre do IGHB após o trabalho de restauração feito por José Dirson Argolo.
O Presidente do IGHB, Joaci Góes encerrou a solenidade, após contar em detalhes como o povo e o Governo de França realizaram um funeral de Estado para o exilado monarca brasileiro em dezembro de 1891, com o anúncio que no primeiro semestre de 2026 o Instituto realizará um grande seminário sobre Dom Pedro II.
Fotos Tarso Marketing
Lamento não ter podido comparecer a esse importante invento do BICENTENÁRIO DE NASCIMENTO DE D. PEDRO II. O MAIS BRILHANTE E HONROSO DIRIGENTE DESTE PAIS. QUE TRAIDO POR DEODORO DA FONSECA E O EXÉRCITO GOLPISTA QUE NÃO É O DE CAXIAS QUE ONTEGROU O BRASIL E GOI FIEL A D. PEDRO II E A MONARQUIA E AO BRASIL ATE A MORTE SENDO INVLUSIVE O RESPONSÁVEL PELA VITÓRIA DO NOSSO PAÍS NA GUERTA DO PARAGUAI..RIZODALVO MENEZES EM 06.12.25.
ResponderExcluirPARABENS RICARDO NOGUEIRA PELA PALESTRA.