Conheça os candidatos a Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia
Marcada para 19 de novembro próximo, a eleição para o novo chefe do Poder Judiciário da Bahia no biênio 2026-2028. São candidatos ao cargo de Presidente do Tribunal de Justiça (TJBA), os desembargadores Edmilson Jatahy Fonseca Júnior, Ivone Ribeiro Gonçalves Bessa Ramos e José Edivaldo Rocha Rotondano.
Edmilson Jatahy Fonseca Júnior: graduado em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 1985. Magistrado desde 1986, foi juiz de Direito em Coração de Maria, São Sebastião do Passé, Xique-Xique, Gentio do Ouro, Central e Barra do Mendes, Feira de Santana. Foi diretor-geral da Escola de Magistrados da Bahia (EMAB) e Presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) no biênio 2019-2021. Desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia desde 2013. É Diretor-geral Universidade Corporativa Ministro Hermes Lima (Unicorp TJBA)
Ivone Ribeiro Gonçalves Bessa Ramos: graduou-se em Direito em 1980 pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Foi advogada do Departamento Jurídico do Banco do Estado da Bahia (BANEB) no período de 1981 a 1989. Exerceu a magistratura em Laje, Mutuípe e Cachoeira. Tornou-se Desembargadora do Tribunal de Justiça da Bahia em outubro de 2013, pelo critério de merecimento, após obter a maior pontuação dentre os candidatos concorrentes. É presidente da Comissão de Reforma Judiciária, Administrativa e Regimento Interno do Tribunal desde 2024.
José Edivaldo Rocha Rotondano: graduado em Direito pela Faculdade de Direito de Ilhéus em 1983. Membro do Ministério Público do Estado da Bahia, exerceu o cargo de Promotor de Justiça em Casa Nova, São Francisco do Conde, Vitória da Conquista e Camaçari. Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia desde 2013. Foi Presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (2017-2019). Conselheiro do CNJ no Biênio 2024-2026, sendo o primeiro magistrado baiano no cargo.
A data da posse está marcada para 1 de fevereiro de 2026.
👏👏👏👏
ResponderExcluir