Temer afirma no 3º Congresso Brasileiro de Direito e Sustentabilidade: Democracia exige diálogo
Reconhecido como um dos mais importantes constitucionalistas do país, Michel Temer, ex-Presidente da República, fez a conferência magna de abertura do 3º Congresso Brasileiro de Direito e Sustentabilidade com a tranquilidade de quem durante décadas lecionou Direito Constitucional e desfaz as dúvidas pela clareza e solidez com a abordagem utilizada ao explanar um tema. Fez afirmações, que ele próprio chamou a atenção por serem obviedades e por este mesmo motivo jamais poderão ser esquecidas, em especial pelo momento social vivido pelos brasileiros. Reafirmou ser a "Constituição, uma obra nossa em nome do povo” e categórico completou: “A vontade do povo está no texto da Constituição”. Acrescentou que “O poder é um só” mesmo que esteja dividido em três Poderes e que a “Desarmonia é inconstitucional".
Parlamentar durante 6 mandatos e Presidente da Câmara dos Deputados por três vezes alertou que o excesso de prioridade no foco eleitoreiro cria problemas entre empregado e empregador. Disse que o tema da sustentabilidade está vinculado ao pilar constitucional do Estado Brasileiro. Não fugiu do texto e do contexto do Brasil neste final do primeiro quartel do século XXI: “Não vivemos uma polarização, mas uma radicalização”. Foi explícito ao classificar de "radicalização áspera”. Com este cenário sob análise enfatizou, o ex-chefe de Estado e de Governo fez ecoar que “Na Democracia, a oposição é fundamental”. Categórico, Temer afirmou “Democracia exige diálogo”.
O jurista defende a solução pacífica para a nação e reforçou a necessidade de “Execução da ideia de pacificação”. Ao final, perante um super lotado Salão dos Fundadores no Palacete Tira Chapéu, no Centro Histórico de Salvador, garantiu: “Sou otimista com o Brasil. Nossas crises foram sendo superadas pelas potencialidades do país”.
Temer demonstrou além do otimismo ter bom humor. Disse que mesmo estando fora do poder, o salão muito cheio o convenceu ainda ser merecedor de um café servido quente. Presente à conferência, João Lopes Araújo, Presidente da ASSOCAFÉ, jamais permitiria ser servido um café frio ao ex-presidente.
Fotos Tarso Marketing
Flávia Pedreira, Eduardo Capelastegui e Maria Helena Farias
Ex-Presidente Michel Temer e Dudu Magalhães
Flávia Pedreira e o Governador Ronaldo Caiado
Excelente cobertura da visita do ilustre ex presidente.
ResponderExcluir