Più Libri Più Liberi homenageia os 150 anos da Imigração Italiana no Brasil

 

A XXIII Feira Literária Nacional Italiana “Fiera Letteraria Più Libri, Più Liberi” acontece no La Nuvola, o Centro Congressi Roma, entre os dias 4 e 8 de dezembro. Promovida e organizada pela Associação de Editores Italianos, com o apoio do Centro de Livros e Leitura do Ministério da Cultura, Regione Lazio, Roma Capital, Câmara de Comércio de Roma e Agência ICE para promoção no exterior e internacionalização de empresas italianas, com a contribuição da Sociedade Italiana de Autores e Editores (SIAE), do Instituzione Biblioteche di Roma, ATAC, a empresa de transporte Capitolina, EUR Spa, Dior, Radiotelevisione Italiana (RAI), Giornale della Libreria. Estarão presentes 590 expositores e durante este evento a editora italiana Cosmo Iannone fará o lançamento nacional do livro “Zélia Gattai Amado e l’Emigrazione italiana in Brasile”. 

Escrita por Antonella Rita Roscilli, a obra publicada no Brasil pela EDUFBA, foi escolhida para representar e homenagear os 150 anos da Emigração italiana no Brasil que estão se comemorando neste 2024. Na conferência participarão S.E. Renato Mosca de Souza, Embaixador do Brasil na Itália, San Marino e Malta; Fabio Porta, Deputado italiano eleito na América do Sul-Circoscrizione Estero, Presidente da Associazione di Amicizia Italia-Brasile; e o professor Norberto Lombardi, Diretor da Coletânea “Quaderni sulla migrazione” da própria editora Cosmo Iannone.

Com prefácio de Evelina Hoisel, membro da Academia de Letras da Bahia, e posfácio de Roberto Vecchi, professor da Università di Bologna, a obra,  traça a trajetória da chamada Grande emigração italiana além do Oceano Atlântico, entre finais do século XIX e início do XX, destacando os contextos sócio-políticos italianos e brasileiros em que ocorreram as partidas e as chegadas, fornecendo documentos e testemunhos originais, os quais revelam os valores que acompanharam muitos emigrantes daquela época e as dificuldades que foram obrigados a enfrentar em uma terra estrangeira, como também as vitórias. 

A autora Antonella Rita Roscili enfoca dados e documentos desconhecidos pela maioria das pessoas, utopias, sonhos e lutas pelos direitos sociais, dando ênfase a algumas das características migratórias. Dedica páginas a histórias únicas como a Colônia Cecília, resgata a memória de personagens esquecidos, como o italiano Oreste Ristori, Francesco Arnaldo Gattai e Giovanni Rossi. Este é o húmus que Zélia Gattai Amado respirava quando criança. Filha e neta de emigrantes italianos preservou ao longo da vida os valores e tradições do país dos seus antepassados.

 

 


 

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Azulejos Cariocas

A Poesia Cura

Festa Fofy