Homenagem e revelação nos 100 anos de Lomanto Junior

 

A Sessão Solene realizada pelo Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB) nesta última sexta-feira de novembro, 29, em homenagem aos 100 anos de nascimento de Antonio Lomanto Junior trouxe algumas análises sobre o papel desempenhado por quem foi Vereador, Prefeito municipal de Jequié por três mandatos, Deputado Estadual, Governador da Bahia, Deputado Federal e Senador da República. Todos os filhos fizeram-se presentes ao evento e coube a Leur Lomanto revelar, em detalhes, porque Lomanto Junior não foi Presidente da República Federativa do Brasil.

Em uma reunião ocorrida em junho de 1984 entre alguns políticos baianos e Tancredo Neves, à época Governador de Minas Gerais e pré-candidato oposicionista a Presidente da República. Naquele histórico encontro foi apresentado e aprovado o nome do então Senador Lomanto Junior para ser o vice-presidente da chapa liderada por Tancredo. O que impediu Lomanto ser eleito junto com Tancredo em 15 de janeiro de 1985 foi o fato do Deputado Federal Leur ser membro da equipe da candidatura de Paulo Maluf. Como a História registrou, Tancredo Neves não tomou posse em 15 de março de 1985 e morreu no mês seguinte, no dia 21 de abril sendo sucedido por José Sarney, que governou o Brasil até 1990. A palavra empenhada do filho confirmou a do pai. 

O dia exato do 100º aniversário do ex-governador baiano foi encerrado com uma missa celebrada na Igreja de Santo Antônio da Barra. As comemorações pelo centenário de um dos mais populares governadores da Bahia serão encerradas com uma sessão na Câmara Municipal de Juazeiro no dia 6 de dezembro.

 

 
Sessão do IGHB em homenagem pelos 100 anos de Lomanto Junior 


A soprano Isonete Souza 


Claudia Viana Garcia e Marcos Lomanto 



Leia mais:

https://tarsomarketing.blogspot.com/2024/11/lomanto-junior-100-anos.html


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Luiz Antônio Feliciano Neguinho da Beija-Flor

Princesa a bordo. A caminho da Bahia.

Juazeiro Renasce. Andrei Gonçalves toma posse.