Entre Aqui e Lá

 

Susana Balán veio ao Brasil para o lançamento, com direito a palestra e sessão de autógrafos, do livro Entre Aqui e Lá: Compreendendo a Personalidade Link, na Livraria Argumento, no Leblon, Rio de Janeiro, na última quarta-feira, 2. Na véspera, dia 1º de outubro, ministrou uma oficina especial focada na Personalidade Link, com parceria de Nadam Guerra, artista e mago, e Jaya Paula Pravaz, terapeuta de espiritualidade criativa. A obra, pela primeira vez traduzida para o português, trabalho feito por Cristina Reis Caminha, trata da Personalidade Link, conceito desenvolvido pela renomada psicóloga, com base em 25 anos de trabalho. A autora, nascida na Argentina, Licenciada em Psicologia pela Universidade de Buenos Aires (UBA – 1963), estabeleceu-se no Rio de Janeiro entre 1976 e 1985, onde incorporou novas formas culturais de trabalho em psicoterapia. Balán, residente desde 1998 em Nova York, afirma: “Entendi que a mutação de identidades ocorre exatamente na interseção de múltiplas culturas, ideologias, necessidades inatas e desejos aprendidos, e que se alcança a partir de ‘linkar’, unir, entrelaçar de forma criativa as tensões contraditórias que compõem a trama de uma personalidade formada por paradoxos emocionais entre a liberdade e o pertencimento: a personalidade link.”    

O conceito foi desenvolvido originalmente por ela, com base nos seus pacientes de diferentes culturas e idiomas, mas de traços semelhantes em uma série de aspectos.  O que significa ser link? As pessoas com personalidade link são buscadores intrépidos, inquietos com o status quo, que navegam pela vida de maneira única e muitas vezes dolorosa. Sua personalidade é difícil de diagnosticar, pois sua dor interna não é facilmente refletida. Desde a infância sentem-se “diferentes”, sentindo culpa e medo sem motivo aparente. O seu caminho para a idade adulta é tortuoso e imprevisível, desafiando as normas sociais e procurando uma identidade coesa dentro dos seus vários “eus” que lhes proporcione paz interior.  Trafegam na contramão de um mundo atualmente regido sob os efeitos dos algoritmos, índices ditados pela movimentação da internet, o que propicia a criação de bolhas e rótulos comportamentais. Muitas vezes, pessoas com personalidade link parecem presas aos espaços “intermediários” da vida. Desconfortáveis, ​​porque sentem que não cabem completamente em nenhum lugar e, ao mesmo tempo, sabem que cabem parcialmente em qualquer lugar. Vivem em constante dissociação, caracterizada por um sentimento de incerteza, perplexidade e conflito sobre quem são. Isto se deve aos muitos pensamentos, sentimentos, perspectivas e crenças contraditórias que constantemente giram dentro delas. A tarefa de saber qual de todas essas verdades é a sua realidade é central em suas vidas.

Susana Balán possui quatro livros publicados: Três estilos de mulher (Editorial Paz e Terra, Brasil, 1981); La utopía amorosa (Ariel, Argentina, 1997); Caminos (Del Nuevo Extremo, Argentina, 2007); El abrazo preciso (Dos para el tango) (Del Nuevo Extremo, Argentina, 2008).


Fotos Marco Rodrigues


 
Susana Balán
 

Gisela Zincone, Júlia Amin, Natália Miranda e Cristina Reis Miranda
 

 Ana Lúcia Magalhães Pinto e Susana Balán

 
 Sonia e Manuela Dias

 
Sonia Nassin e Inês Ribeiro

 
Milton Bento e Silvia Soter

 
Maria Zilda Bethlem e Susana Balán

 
Lídia Levy, Tânia e Carlos Salem 


Ana Lúcia Magalhães Pinto e Laura Gasparian

 
Deborah Steinberg e Carlos Vasconcelos

 
Cristina Reis Caminha, Susana Balán e Gisela Zincone

 
 Susana Balán e Amauri Soares








Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Noite de vernissage e brindes na MCR

Amigos da Marinha

Milena Mota revela que fotografia é arte, sofisticação e energia