Postagens

Mostrando postagens de outubro, 2024

Exposição reverencia Mestre Manoel Dionísio

Imagem
  Personagem fundamental no cenário artístico entre o Brasil e a Alemanha, Manoel Dionísio é um Mestre da Dança. Aluno de Mercedes Baptista, célebre nome da dança brasileira, o carioca que fez parte do minueto apresentado em pleno desfile do Salgueiro na década de 1960, participou de companhias de dança na Alemanha e fundou a Escola de Mestre-Sala, Porta-Bandeira e Porta-Estandarte, é o tema de uma exposição a ser aberta neste primeiro sábado de outubro, 5, no Centro de Artes Calouste Gulbenkian , Galeria Ismael Neri, Rua Benedito Hipólito, 125, Praça XI, Rio de Janeiro. Produzida pela Cosmonauta Mosaicos, a exposição contará com uma conversa com o próprio Mestre Dionísio, o curador Marcos Antonio Teobaldo, os artistas John Souza e Natália Reyes, sob a mediação de Viviane Martins.    Mestre Manoel Dionísio ( Foto Tarso Marketing )

Portela escolhe samba-enredo em homenagem a Milton Nascimento

Imagem
  O Grêmio Recreativo Escola de Samba Portela realiza na quadra da agremiação nesta sexta-feira, 4 de outubro, a final da disputa de samba-enredo que definirá o hino oficial para o Carnaval de 2025. Com o enredo Cantar será buscar o caminho que vai dar no sol – Uma homenagem a Milton Nascimento , a maior campeã do carnaval do Rio de Janeiro fará pela primeira vez uma homenagem a um artista ainda em vida. As parcerias finalistas são dos compositores Toninho Geraes e cia, Samir Trindade e cia e Jorge do Batuque e cia. Cada uma delas terá 30 minutos de apresentação, começando com duas passadas sem bateria e seguindo com as demais passadas com bateria.  Além da escolha do samba-enredo, a Portela promete um show único para a noite, reunindo todos os seus segmentos e proporcionando uma inesquecível apresentação para os portelenses.    Em 2025, a Portela será a quarta escola a desfilar na Marquês de Sapucaí, na terça-feira de Carnaval, 3 de março, encerrando os desfiles do Grupo Especial.   

Entre Aqui e Lá

Imagem
  Susana Balán veio ao Brasil para o lançamento, com direito a palestra e sessão de autógrafos, do livro Entre Aqui e Lá: Compreendendo a Personalidade Link , na Livraria Argumento, no Leblon, Rio de Janeiro, na última quarta-feira, 2. Na véspera, dia 1º de outubro, ministrou uma oficina especial focada na Personalidade Link, com parceria de Nadam Guerra, artista e mago, e Jaya Paula Pravaz, terapeuta de espiritualidade criativa. A obra, pela primeira vez traduzida para o português, trabalho feito por Cristina Reis Caminha, trata da Personalidade Link, conceito desenvolvido pela renomada psicóloga, com base em 25 anos de trabalho. A autora, nascida na Argentina, Licenciada em Psicologia pela Universidade de Buenos Aires (UBA – 1963), estabeleceu-se no Rio de Janeiro entre 1976 e 1985, onde incorporou novas formas culturais de trabalho em psicoterapia. Balán, residente desde 1998 em Nova York, afirma: “Entendi que a mutação de identidades ocorre exatamente na interseção de múltip

Brasiliana, Carybé e meninas jogando peteca

Imagem
  O fascínio causado por obras de arte e antiguidades explica o tamanho da paixão que caracteriza o mercado de leilões. Martha Burle Escritório de Arte , em Copacabana, Rio de Janeiro, coloca à venda um mar de objetos de arte, beleza e antiguidades que reúne de Brasiliana, incluindo preciosas gravuras em metal aquareladas do Príncipe Maximilian Alexander Philipp zu Wied-Neuwied e de outros pintores viajantes, às obras de Athos Bulcão, Carybé, incluindo Orlando Teruz e as suas meninas jogando peteca. Em resumo, aqueles objetos que todo colecionador não pode viver sem! O Leilão Acervos e Coleções será realizado nos dias 3 e 4 de outubro às 19 horas. https://www.instagram.com/reel/DAgLp7Wuj7f/?igsh=MWs2dDQ1bnk5c3NhYw==           Panorama da Cidade do Rio de Janeiro , Nicolas Hushar Desmons (1803 -1864). Rara litografia aquarelada impressa em Paris por Lemercier     Encontro com o Capitão Bento Lourenzo e seus mineiros na Floresta de Mucuri . Viagem no Brasil nos anos 1815 - 1817 . Prínci

Instituto Feminino da Bahia comemora 101 anos

Imagem
  Dando início à caminhada para o segundo século, o Instituto Feminino da Bahia comemora os 101 anos de fundação com uma Missa de Ação de Graças a ser celebrada por Dom Marcos Eugênio Galrão, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Salvador no sábado, 5 de outubro às 16 horas, na Capela do Divino Espírito, no prédio-sede da instituição no Politeama, em Salvador. Fundado em 5 de outubro de 1923 no Terreiro de Jesus, Centro Histórico da capital da Bahia, com o nome de Obra de Proteção à Moça que Trabalha, o Instituto Feminino foi um dos centros da campanha pelo voto feminino na década de 1930.