A Cinderela Negra que ao Reino encantou

 

Na Monarquia Britânica com o seu esplendor, os símbolos estão consolidados há séculos e facilmente identificados pelos súditos e turistas. No carnaval, além de ser parte da fantasia, o esplendor dura somente os dias em que o Rei Momo manda todos caírem dentro da folia. O encontro do atual Rei da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte com "uma mulata esguia, de corpo impecável, 1,80 m de altura, completamente careca", nas precisas palavras de Aydano André Motta, ocorrido em uma chuvosa noite da quinta-feira 9 de março de 1978, voltou a ser assunto 46 anos depois por todo o Reino Unido. O então herdeiro do trono britânico, Charles Philip Arthur George, o Príncipe de Gales, estava em visita oficial ao Brasil e a convite do então Prefeito do Município do Rio de Janeiro, Marcos Tamoyo, compareceu a um jantar no Palácio da Cidade, em Botafogo. O Prefeito, reconhecido até hoje pela dedicação à educação pública e por ter organizado o primeiro desfile de carnaval na Marquês de Sapucaí, levou a tricampeã Beija-Flor de Nilópolis para fazer um show no jardim do palácio especialmente para o visitante real. Para a grande surpresa de todos os presentes e deleite dos fotógrafos, o filho de Sua Majestade a Rainha Elizabeth II, desceu e foi dançar com Maria da Penha Ferreira, a inconfundível mulata careca conhecida pelos sambistas como Pinah. 

O vídeo do atual Rei Charles III dançando com Pinah, ao som do samba de enredo A criação do mundo na tradição nagô, foi resgatado pela conta brasileira @_royalsofeurope no Instagram. Conforme revelado em matéria no site Daily Mail, a repercussão foi imensa e superou 1 milhão e 200 mil acessos. Muitos súditos britânicos comentaram que jamais imaginaram que o Rei havia caído no samba. Em Maravilhosa e Soberana: histórias da Beija-Flor, o autor Aydano André Motta assim resume o que ocorreu "Charles abraçado a Pinah, sorriso de puro encantamento no rosto. Aquela hipnose comum aos alienígenas, quando expostos ao samba carioca". Há quem diga que o então solteiro mais cobiçado do mundo reencontrou Pinah naquela visita ao Rio. Se na Pedra da Gávea inscrições ficaram dos antigos fenícios, o Largo da Mãe do Bispo e o morro da Urca preferiram nada revelar. O que ninguém duvida é que Charles reconheceu a realeza de Pinah.

Confira o vídeo:    
https://www.instagram.com/reel/C8zFUtzuKT5/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==




 
Príncipe Charles e Pinah


Fotos site Daily Mail




Comentários

  1. 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

    ResponderExcluir
  2. É impossível não dançar ao ouvir o samba.

    ResponderExcluir
  3. Este dia foi inesquecível para nós brasileiros!!!O Príncipe caiu no samba com os encantos da sua sambista maravilhosa Pinah!!!👏🏼👏🏼👏🏼❤️

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A polêmica abertura da Olimpíada de Paris

Amigos da Marinha

Venezuela em ebulição