A beleza máxima da Fé: Mosteiro de São Bento de Olinda
A Arte Sacra Brasileira possui indiscutíveis exemplos de como a junção de Fé e Arte alcançou alto nível de beleza. No dia da festa de São Bento, celebrada neste 11 de julho, uma visita ao templo dos beneditinos na primeira capital de Pernambuco, comprova como o altar-mor em madeira de cedro da Basílica do Mosteiro de São Bento, da cidade de Olinda, mereceu ser aplaudido em Nova York. Completamente folheado a ouro e construído entre 1783 e 1786, é considerado um dos exemplares mais belos e significativos de talha dourada no Brasil. O magnífico altar, de 14 metros de altura e 18 toneladas de madeira, após ter sido inteiramente desmontado e restaurado (ao custo de quase 700 mil reais) por uma equipe de 24 técnicos da Fundação Joaquim Nabuco, foi levado para o Museu Guggenheim, onde foi a grande atração da exposição Brasil de Corpo e Alma (Brazil: Body and Soul). realizada no ano de 2001 ainda em comemoração aos 500 anos da chegada dos portugueses ao Brasil. O conjunto arquitetônico do Mosteiro de São Bento de Olinda é Monumento Nacional e foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1938.
O Mosteiro de São Bento de Olinda, foi a sede da primeira Faculdade de Direito do Brasil, criada pelo Imperador Dom Pedro I em 11 de agosto de 1827 simultaneamente com Faculdade de São Paulo, é visita obrigatória a todo turista nacional e internacional que esteja na histórica cidade pernambucana.
Fotos Tarso Marketing
Que MARAVILHA muito lindo perfeito deve ser emocionante
ResponderExcluirQue lindo!
ResponderExcluirMEU CARO PAULO DE TARSO. O seu trabalho jornalistico é admirável. Parabéns pela LEMBRANÇA DE 11 DE JULHO: DATA SIGNIFICATIVA PARA PARA A FÉ CRISTÃ POR SER O DIA DE SÃO BENTO. E PARA O JUDICIÁRIO POR SER O DIA DO ADVOGADO.
ResponderExcluirEM 11.07.2827 D. PEDRO I CRIOU AS DUAS PRIMEIRAS FACULDADES DECDIREITO DO BRASIL EM PERNAMBUCO E EM SÃO PAULO.
A DE PERNAMBUCO FUNCIONAVA NA IGREJA DE SÃO BENTO EM OLINDA.
RIZODALVO MENEZES EM 12.07.24.
Linda Igreja e maravilhoso acervo 👍🙏
ResponderExcluirJá visitei essa belíssima igreja, lendo Paulo de Tarso e admirando as fotos , despertou em mim o desejo de revisitar A igreja e a histórica Olinda .
ResponderExcluirMaravilhoso registros das preciosidades do nosso Brasil, parabéns pela matéria maravilhosa.
ResponderExcluir