De Miss Universo a psicóloga: como escrever uma biografia

 

Roberto Macêdo, arquiteto e jornalista baiano, sabe a receita. Sempre bem informado nos mais variados temas e por ser um reconhecido especialista em concurso de Miss sequer pensou em declinar do desafio de escrever a biografia de Martha Vasconcellos. Eleita Miss Bahia, duas semanas depois era escolhida Miss Brasil e pouco depois conquistava o título de Miss Universo. De 13 de julho de 1968 até hoje, nenhuma outra brasileira foi coroada Miss Universo, ou seja, Martha é um ícone. Em qualquer roda de conversa em que esteja relembra que ter sido eleita foi uma surpresa até para ela mesma. Já revelou que o concurso a fez amadurecer para o resto da vida. Corajosa, firme e independente decidiu mudar-se para os Estados Unidos, onde graduou-se em Psicologia e concluiu o Mestrado em Saúde Mental em Cambridge, Massachusetts.


 
Martha Vasconcellos e o biógrafo Roberto Macêdo 
(Foto Daslan Melo Lima)



Com a palavra, o biógrafo Roberto Macêdo:

O sonho de escrever a biografia de Martha Vasconcellos era antigo. Tanto que o nosso saudoso amigo Valdemir Santana publicou a notícia na revista Caras do casamento de Karina e Leonardo Loureiro, o filho dela, no ano 2000. Anos depois, fui a um lançamento de um livro de um amigo na Assembleia Legislativa, dentro do projeto Gente da Bahia. 

A minha ex-professora Heloisa Sampaio, ao me avistar, gritou: “Bina, você não quer alguém para escrever a biografia das Marthas? A pessoa acaba de chegar”! O jornalista Paulo Bina, então coordenador do projeto, conversou comigo e eu argumentei que a biografia deveria ser somente de Martha Vasconcellos, porque a outra, a Rocha, teve uma biografia publicada anos antes. 

Comecei a trabalhar. Durante um ano e meio entrevistei 70 pessoas, entre familiares, amigos e fãs, além da própria Martha, claro. Pesquisei em jornais e revistas do mundo inteiro, assisti a dezenas de vídeos e o resultado foi o livro com 698 páginas e quase 400 fotografias, a grande maioria inédita.

O lançamento aconteceu no salão nobre da Associação Cultural da Bahia, no dia 9 de abril de 2015, com casa lotada. Sucesso absoluto. O livro teve a maior tiragem de todos os publicados dentro do projeto Gente da Bahia, e em poucos dias se esgotou. Aguardamos uma segunda edição.

 

 

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Noite de vernissage e brindes na MCR

Amigos da Marinha

Milena Mota revela que fotografia é arte, sofisticação e energia