Concerto da Orquestra Sinfônica Brasileira inicia a série “Territórios” no Theatro Municipal do Rio de Janeiro
A abertura da temporada 2024 da Orquestra Sinfônica Brasileira levou ao palco do imponente Theatro Municipal do Rio de Janeiro as timpanistas Fernanda Kremer e Beth del Grande e a soprano Rosana Lamosa. A apresentação das solistas sob a regência do maestro Cláudio Cruz, principal regente convidado da temporada, foi inovadora. Geralmente posicionados no fundo do palco, os tímpanos assumiram posição prestigiosa na peça de abertura do espetáculo: o fervoroso Concerto Fantasia para Dois Timpanistas e Orquestra, composto por Philip Glass em 2000.
A temporada Territórios é uma celebração à diversidade musical construída nas relações entre as coletividades que criam, transformam e perpetuam tradições culturais. Ao longo do ano, as atividades da OSB irão explorar os diferentes sotaques musicais de diversos territórios, do Brasil e do exterior, levando o conceito para os palcos e atividades educacionais. Os concertos estarão agrupados em quatro séries temáticas: Série Territórios, Série Mundo, Série A OSB do Brasil e Série Músicos da OSB. As apresentações ocuparão os palcos cariocas do Theatro Municipal, Sala Cecília Meireles e Cidade das Artes – Grande Sala e Teatro de Câmara. Depois do sucesso do Festival Amazônico, realizado em Belém e Manaus, em 2023, a OSB retorna à capital manauara para um grande concerto no Teatro Amazonas, no dia 23 de março, sob regência do maestro titular da OSB Jovem, Anderson Alves.
Os pianistas Estefan Iatcekiw e Cristian Budu, o italiano Gabriele Strata e a brasileira Marina Martinse, como também os maestros Wagner Polistchuk e Roberto Tibiriçá, Javier Logioia Orbe (Argentina), Ignacio García Vidal (Espanha) e Nathalie Marin (França) são alguns dos nomes confirmados nos concertos da série. Os regentes Ira Levin, Stefan Geiger, Eduardo Pereira, Lanfranco Marcelletti e Celso Antunes também estarão presentes nos concertos. As aulas de instrumentos ministradas por músicos da OSB acontecerão em 24 pólos de educação musical parceiros. Além do Rio de Janeiro, municípios da Baixada Fluminense (Duque de Caxias, Queimados, Nova Iguaçu, Paracambi e Japeri), Belém (Pará), Serra (Espírito Santo), Corumbá (Mato Grosso do Sul), Silves e Itapiranga no Amazonas também recebem a ação.
Outra excelente notícia, o Programa Vale Música está mantido. Alunos dos pólos de Corumbá (MS), Serra (ES) e Belém (PA) receberão aulas nos formatos de Residência Pedagógica, no qual instrumentistas da OSB vão até as localidades; Imersão Artística, experiência na qual os alunos passam uma semana no Rio de Janeiro participando de aulas e ensaios; e Residência Vale Música, uma residência artística de seis meses no Rio de Janeiro acompanhando toda a agenda da Orquestra Sinfônica Brasileira e tocando nos concertos ao lado dos professores.
Mesmo o ano tendo somente doze meses, a OSB colocou na agenda 2024 a participação no Rock in Rio, no Projeto Aquarius e comemorações pelo centenário de morte do compositor italiano Ferruccio Busoni, os 200 anos de nascimento do compositor austríaco Anton Bruckner, os 70 anos do regente brasileiro Roberto Tibiriçá.
“No
ciclo 2023, buscamos inspiração nas fronteiras como espaços de somas,
encontros e conexões. Em 2024, vamos expandir, florescer, alcançar novos
territórios, onde as manifestações culturais são criadas e recriadas. Representaremos
a conexão entre a terra e os povos que a ocupam, por ela se deslocam e,
com seus saberes, permeiam de sentidos a natureza. Como continuidade do
solo fértil de 2023, em 2024 ancoramos o conceito Territórios na
fertilidade da cultura. Buscamos o conjunto de saberes e sotaques
musicais do nosso Brasil, que compõem a nossa identidade”, explica a
vice-presidente executiva
da Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira (FOSB), Ana Flávia Cabral Souza Leite.
Para viabilizar suas atividades, a FOSB conta com a Lei Federal de Incentivo à Cultura, tem o Instituto Cultural Vale como Mantenedor Amazônia, Shell como Patrocinador Cerrado, Nova Transportadora do Sudeste (NTS) como Patrocinador Mata Atlântica, Itaú - Redecard e Volvo como Patrocinadores Caatinga, Brookfield e Sergio Bermudes Advogados como Patrocinadores Pampa, CYMI como Patrocinador Pantanal e Bradesco como Patrocinador da Série Mundo, além de um conjunto de apoiadores culturais e institucionais.
Fotos Marco Rodrigues
Ana Flávia Cabral Souza Leite com Virgínia e Sérgio Guerra
Isabel e Manoel Corrêa do Lago com Rosana Lamosa
Rosana Lamosa
Comentários, dicas, sugestões serão bem-vindos. Deixe o seu nome registrado ao final da mensagem.
O nosso e-mail é: blogtarso@gmail.com
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
ResponderExcluirExcelente!👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
ResponderExcluir