Música do Carnaval, a Composição como Matriz da Folia

 

No Brasil, o carnaval ocupa um espaço incontestável que gera uma música específica para os dias de reinado de Momo. A segunda edição da Expo Carnaval Brazil, iniciada no último dia 24, no Centro de Convenções de Salvador, terá um encerramento especial no domingo, 26, com ações nas ruas do Pelourinho e a palestra exclusiva do cantor e compositor Rafa Chagas no painel Música do Carnaval, A Composição como Matriz da Folia, ao lado de Magary Lord, e dos compositores Márcio Mello e Manno Góes, a partir das 11:50, com mediação do radialista Ildázio Tavares. 

Rafa Chagas, 28 anos, nasceu em berço musical. As celebrações em família de fim de ano e as suas vivências no Candeal - bairro conhecido por suas manifestações afro-percussivas -, ajudaram a desenvolver a sua aptidão para a arte. Rafa iniciou a carreira na banda Yeba Beats, regida pelo seu tio Magary Lord, que, segundo conta, foi quem lhe apresentou como funciona o mercado da música. "Uma das maiores referências que me fez entender que a música educa e traz comida pra dentro de casa foi o meu tio, Magary Lord. Ele foi a primeira pessoa que me colocou dentro de um estúdio e que me apresentou o primeiro show", relembrou.   

Na adolescência, participou do projeto Lactosamba, encabeçado por jovens do Candeal, e a convite de Carlinhos Brown, assumiu os vocais da extinta Mukindala, ao lado de Paula Sanffer e Gato Preto. Pouco tempo depois, passou a integrar a Timbalada. Autor de grandes hits da atualidade, a exemplo de Zona de Perigo (Adriel, Rafa Chagas, Yvees, Fella Brown, Pierrot Júnior e Lukinhas), sucesso na voz de Léo Santana, a canção mais ouvida e cantada em todo o Brasil no carnaval passado.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Noite de vernissage e brindes na MCR

Almoço festeja os dias baianos de Renato Martins Filho

Azulejos Cariocas