Uma bela festa para um grande legado: 100 anos da Liga Álvaro Bahia
Pessoas firmes, determinadas a fazer o bem, nomes que entraram para a história da Bahia e do Brasil participaram da criação da Liga Bahiana Contra a Mortalidade Infantil, em 17 de junho de 1923. Cem anos depois, a festa realizada na última quinta-feira, 15, no Cerimonial Rainha Leonor, Pupileira, em Salvador comprovou a importância deste legado. A decoração do local, um dos melhores para grandes eventos na capital da Bahia e o buffet Vini Figueira confirmam a beleza da festa. Liderados pelo médico pediatra Álvaro Pontes Bahia (1891-1964), Martagão Gesteira, Álvaro Rocha, Durval Gama, Hélio Ribeiro e Carlos Levindo com o apoio de empresários e políticos agiram para que a Bahia passasse a ter centros de atendimento e hospitalares, com profissionais altamente qualificados e equipamentos modernos, para atendimento às crianças filhas de famílias pobres, pois naquele período as políticas públicas de saúde ainda não existiam como as concebemos atualmente (e exigimos a sua contínua melhoria).
Rosina Bahia Alice Carvalho dos Santos, presidente de honra da Liga Álvaro Bahia, mantenedora do Hospital Martagão Gesteira, reconstituiu em detalhes como o esforço feito pelos médicos pediatras baianos e a participação de personagens de importância nacional, como o advogado e professor Clemente Mariani, presidente do Banco do Brasil, Ministro de Estado da Educação e Saúde Pública do governo Gaspar Dutra e Ministro de Estado da Fazenda do governo Jânio Quadros, o jornalista Ernesto Simões Filho, presidente do jornal A Tarde e Ministro de Estado da Educação do governo Getúlio Vargas, Juracy Magalhães, Governador da Bahia por dois mandatos, Senador da República, Embaixador nos Estados Unidos, Ministro de Estado das Relações Exteriores no governo Castelo Branco, permitiram chegar a este momento de comemoração. Muito emocionada, especialmente por relatar fatos da sua história familiar, a neta de Álvaro Bahia revelou que o avô e demais fundadores chegaram a penhorar as casas onde residiam com esposas e filhos para tornar possível o projeto.
Durante o evento por várias vezes o nome de Irmã Dulce Lopes Pontes, a Santa Dulce, a primeira brasileira santificada pela Santa Sé, foi citado. Álvaro Bahia era primo da freira que também deixou um legado de dedicação e generosidade aos mais pobres. Rosina Bahia foi presenteada com uma imagem do Anjo Bom da Bahia entregue pelas mãos de Ana Maria Lopes Pontes, irmã de Santa Dulce. Outro momento de grande alegria foi quando uma criança de 3 anos de idade entregou um buquê de flores à Rosina. Leandro Kael Melo Santos de Cerqueira é atendido pelo Hospital pediátrico Martagão Gesteira desde que, poucos dias após o nascimento, apresentou um problema de saúde que exigia cuidados médicos especiais. Todos os presentes, incluindo as secretárias de Saúde estadual e municipal, respectivamente, Roberta de Carvalho Santana e Ana Paula Matos, Vice-prefeita de Salvador, e o ex-secretário de Saúde estadual e municipal, José Antônio Rodrigues Alves, Provedor da Santa Casa de Misericórdia da Bahia viram como o garoto está forte e saudável. As lentes Tarso Marketing viram um pouco mais: Leandro Kael no palco da Orquestra Compassos dançando. Enfim, uma bela festa que prossegue até este sábado, 17, quando coincidentemente Rosina Bahia comemora mais um aniversário de vida.
Fotos Tarso Marketing
Rosina Bahia
Leandro Kael com a mãe Eslaine Santos e Rosina Bahia
Luiz Carlos Carvalho, Rosina Bahia Carvalho, Rosângela e Roberto Sá Menezes
As primas Rosina Bahia e Ana Maria Lopes Pontes
Fotos Tarso Marketing
Leia também:
https://tarsomarketing.blogspot.com/2019/12/um-jantar-harmonizado-pela-voz-de-gal.html
Comentários, dicas, sugestões serão bem-vindos. Deixe o seu nome registrado ao final da mensagem.
Ou, se preferir, nosso e-mail é: blogtarso@gmail.com
Parabéns a vc Paulo. Pelas coberturas jornalísticas e fotográficas de todos os eventos que teem a sua presença!!!
ResponderExcluir👏👏👏👏👏👏👏👏
Cristina Góes
ResponderExcluirJóia!!!
ResponderExcluirParabéns Paulo pela excelente cobertura e sua marcante presença nesta importante comemoração de 100 anos da Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil, conduzida com grande brilho pela querida amiga Rosina Bahia.
ResponderExcluir