Os 90 anos do Menino de Engenho

 

Durante três dias José Lins do Rego (1901-1957) foi comemorado pelos 90 Anos do livro Menino de Engenho. O evento, na Livraria  Argumento, Rio de Janeiro, foi encerrado no sábado, 30 de julho, com a mesa O  universo feminino na Literatura de José Lins do Rego. Composta por mulheres que trouxeram suas experiências de vida e atuações profissionais para dialogar com Zé Lins e suas personagens. Estavam presentes Ana Lourdes Costa, Lilian Fontes, Elisa Larkin, Christina Lins do Rego Veras, filha do escritor, e Valéria Veras, neta do escritor e curadora do evento, a quem coube abrir a mesa. 

Valeria Veras afirmou que os romances de Zé Lins abrem uma profunda discussão sobre os abusos contra a mulher que tiveram origem no patriarcado da civilização do açúcar.  Christina Lins do Rego Veras, debruçou-se na tenra relação do pai em recordações do seu cotidiano nas muitas alegrias referenciadas  nos moleques da bagaceira, seus verdadeiros amigos da infância.

Lilian Fontes, falou sobre a forte relação de amizade do escritor com Rachel de Queiroz onde em trechos retirados de uma crônica exalta com fervor o  descontentamento da amiga ser vascaína "Por que não ser do Flamengo, que é o clube de sua gente, ela que ama tanto o Ceará até o extremo de achar a Praça do Ferreira mais bonita que a Avenida Liberdade de Lisboa? Ora Rachel vamos acabar com essas mascaradas. Você é Flamengo, você é bastante louca, bastante avoada para ser como  um homem que perde a cabeça pelo vermelho e preto do meu clube." 

A palestrante Ana Lourdes Costa emendando na tônica de uma nordestina do Ceará, colocou em evidência a força das mulheres presentes no romance Pedra Bonita  com o sustento moral de suas famílias  no cangaço contra o patriarcado. Elisa Larkin, à frente do Instituto de Pesquisas e Estudos  Afro Brasileiros, IPEAFRO, finaliza trazendo a forte vertente da presença do teatro experimental negro, introduzido por Abdias Nascimento, marcando efetivamente a importância dos papéis históricos de personagens negras como o elo dessa realidade brasileira.

Fotos Marco Rodrigues

 

 Valéria Veras e o retrato do avô, José Lins do Rego

 
Christina Lins do Rego Vera

 

 Paula Camargo, Lilian Fontes e Felipe Varela

 
 Jacqueline Pitanguy e Arnon Elkind
 
 
Luciana Savaget, Elisa Fontes e Valéria Veras


 José e Pedro Veras

Valéria Veras, Maria Amélia Barreto e Ana Lourdes Costa


Comentários, dicas, sugestões serão bem-vindos. Deixe o seu nome registrado ao final da mensagem.
O nosso e-mail é: blogtarso@gmail.com



Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Amigos da Marinha

O pianista

Hussein e Rawja