Elizabeth II completa 70 anos de reinado

 

Em 6 de fevereiro de 1952, uma quarta-feira, Elizabeth Alexandra Mary, Princesa Herdeira do Reino Unido, estava no Treetops Hotel em uma viagem pelo Quênia quando o marido, o Duque de Edimburgo a informou que o Rei George VI havia falecido em Sandringham House, a residência particular do monarca em Norfolk, Inglaterra. Sendo a filha mais velha, a partir daquele fato a Princesa Elizabeth  tornava-se Sua Majestade Elizabeth II a Rainha da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte e a Chefe da Igreja da Inglaterra. Neste domingo, a soberana comemora o Jubileu de Platina, 70 anos de reinado, o mais longo da história da Inglaterra, da Escócia e da Grã-Bretanha. A festa iniciou-se em Sandringham, onde a monarca recebeu alguns convidados. Super feliz, a Rainha cortou o bolo e brincou que todos poderiam servir-se à vontade para degustar uma fatia do bolo do Jubileu de Platina. A grande comemoração será em junho, mês tradicionalmente marcado pela festa oficial do aniversário de Sua Majestade desde a Rainha Victoria, trisavó da soberana, que reinou entre 1837 e 1901, o segundo mais longo da história do país. Poucos dias antes do final de junho, mais uma festa para o calendário real: o Príncipe William, Duque de Cambridge, segundo na linha de sucessão, completará 40 anos de idade.

Elizabeth II nasceu em Londres, em 21 de abri de 1926, na residência do avô materno, Claude George Bowes-Lyon, 14º Conde de Strathmore e Kinghorne. À época, a filha do Príncipe Albert Frederick Arthur George, Duque de York e de Elizabeth Angela Marguerite, Duquesa de York, era a terceira na linha de sucessão ao trono ocupado pelo avô, George V, Rei da Grã-Bretanha e Imperador da Índia. Poucos meses antes de completar 10 anos de idade, em janeiro de 1936, passou a ocupar a segunda posição em razão da morte do avô e a consequente ascensão do Príncipe de Gales ao trono com o título de Edward VIII. Ao final do referido ano, o tio abdicou. Assim, em um período de quase 11 meses, o Duque de York tornou-se o Rei George VI e a filha, a Princesa Elizabeth de York passou a ser a herdeira do Reino Unido e da Índia (até 1948).

Coroada em 1953 pelo Arcebispo de Canterbury, Geoffrey Francis Fisher (o mesmo celebrante do casamento da então Princesa Elizabeth com o Duque de Edimburgo em 1947) na Abadia de Westminster, em Londres, em um evento transmitido ao vivo pela BBC, a Chefe de Estado mais longeva da atualidade tornou-se By the Grace of God, of the United Kingdom of Great Britain and Northern Ireland, and of Her Other Realms and Territories Queen, Head of the Commonwealth, Defender of the Faith. O título de Chefe da Comunidade Britânica de Nações (Head of Commonwealth) a faz ser chefe de Estado de Antígua e Barbuda, Austrália, Bahamas, Barbados, Belize, Canadá, Granada, Jamaica, Nova Zelândia, Papua Nova Guiné, São Cristóvão e Nevis, Santa Lucia, São Vicente e Granadinas, Ilhas Salomão e Tuvalu.

Elizabeth II é uma das personalidades mais reconhecidas e fotografadas do mundo. Já visitou os cinco continentes. Visitou o Brasil uma única vez, em novembro de 1968, ocasião em que visitou Recife, Salvador, Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo.

Neste Happy and Glorious day - como o Daily Mail denominou - em que comemora o Platinum Jubilee, Sua Majestade passou o dia em Sandringham, onde o Rei George VI nasceu e morreu. Recebeu inúmeras mensagens de felicitações, incluindo a de Boris Johnson, o 14º Primeiro-Ministro Britânico nestes 70 anos de reinado. E trabalhou, como atestam as imagens divulgadas pela Casa Real e a maleta vermelha que aparece, desfazem qualquer dúvida.


A Rainha em Sandringham neste domingo 6 de fevereiro de 2022



Rainha Elizabeth II cortando o Bolo do Jubileu de Platina (5.2.2022)


Rainha Elizabeth II lendo as mensagens de felicitações pelo Jubileu de Platina








Coroação da Rainha Elizabeth II na Abadia de Westminster em 1953

A Rainha e o Príncipe de Gales com o Rei dos Países Baixos, Willem-Alexander

 A Rainha Elizabeth II e o Príncipe Philip em Buckingham com o Presidente da Indonésia Susilo Bambang Yudhoyono e a primeira-dama Ani Yudhoyono


 Sempre apaixonada por cães

Rei George VI com a esposa e as filhas

O Rei George VI e esposa, a Rainha Elizabeth em foto oficial do noivado da Princesa Elizabeth com o Príncipe Philip. A segunda filha, Princesa Margaret está ao lado do Rei.


 O Rei George V e a Rainha Mary com a neta, Princesa Elizabeth de York

No Quênia horas antes de tornar-se Rainha


Desembarque em Londres retornando do Quênia 


A Rainha e o Príncipe Philip com os 4 filhos

A Rainha em foto de Annie Leibovitz com os netos James, Viscount Severn e Lady Louise e os bisnetos: Mia Tindall, Princesa Charlotte de Cambridge, Savannah Phillips, Príncipe George de Cambridge e Isla Phillips

A Rainha e os futuros Reis: Charles, William e George





Leia também:

https://tarsomarketing.blogspot.com/2022/01/jubileu-de-platina.html

https://tarsomarketing.blogspot.com/2021/12/o-natal-da-rainha-que-bate-recordes.html

https://tarsomarketing.blogspot.com/2020/12/mensagem-real-de-esperanca-no-natal.html

https://tarsomarketing.blogspot.com/2021/10/rainha-elizabeth-ii-recebe-convidados.html

https://tarsomarketing.blogspot.com/2021/06/elizabeth-ii-em-ascot.html

https://tarsomarketing.blogspot.com/2021/02/rainha-elizabeth-ii-completa-69-anos-de.html


Comentários, dicas, sugestões serão bem-vindos. Deixe o seu nome registrado ao final da mensagem.
O nosso e-mail é: blogtarso@gmail.com



Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Amigos da Marinha

O pianista

Hussein e Rawja