Saudade: Elza Soares

 

A Música Popular Brasileira tem em Elza da Conceição Soares (1930-2022) um dos seus mais fundamentais nomes. Com uma história pessoal e uma força de vontade incomparáveis para mostrar a grande voz que possuía, Elza Soares superou toda e qualquer dificuldade que enfrentam os que escolhem a arte para viver. Personalidade única, de adolescente saída da favela da Vila Vintém, na Zona Oeste do Rio de Janeiro para o reconhecimento como a Voz do Milênio pela BBC, provou que o dom artístico era a maior força que possuía. Nunca foi de meias palavras. Certa vez, ao ser entrevistada por um canal de televisão, respondeu categoricamente com um "vamos deixar de hipocrisia" à pergunta se tinha saudade do tempo em que trabalhava como operária na Fábrica de Sabão Véritas. Era de fato a obstinada filha da lavadeira Rosária da Conceição e do operário da Fábrica de Tecidos Bangu, Avelino Gomes que corajosamente enfrentou a pergunta do consagrado Ary Barroso antes de cantar no programa Calouros em desfile do autor de Aquarela do Brasil. 

Para quem respondeu que vinha do mesmo planeta fome que o apresentador do programa, a conquista do primeiro lugar foi o início da carreira de sucesso que a fez cantora, compositora e até bailarina da companhia de Mercedes Baptista.

 

  Elza Soares no abre-alas da Mocidade Independente no carnaval de 2019

(Foto Wigder Frota)

A mulher que foi a voz da Mocidade Independente de Padre Miguel nos desfiles de carnaval entre 1973 e 1976, gerou a maior campanha dos torcedores da agremiação e da multidão de fãs para ser homenageada na Marquês de Sapucaí. Em 2019 desfilou no abre-alas da escola. Para quem sabe das coisas da Verde e Branco, é o tradicional carro alegórico onde fica a Estrela Guia, símbolo da Mocidade Independente. No carnaval seguinte, a cantora novamente estava lá. Desfilou na última alegoria. O título do enredo era Elza Deusa Soares.

 

  Elza Soares no abre-alas da Mocidade Independente no carnaval de 2019


 

Leia também:

https://tarsomarketing.blogspot.com/2019/09/canta-mocidade-abre-os-caminhos-para.html

 

Comentários, dicas, sugestões serão bem-vindos. Deixe seu nome registrado ao final da mensagem.
O nosso e-mail é: blogtarso@gmail.com



Comentários

  1. Elza Soares foi uma grande cantora. Foi uma perda lastimável.

    ResponderExcluir
  2. Inigualável, singular, plural, inesquecível. Essa é Elza Soares pra mim. Minha rainha.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Amigos da Marinha

O pianista

Hussein e Rawja