Carnaval e Moda
A decisão conjunta dos prefeitos das duas maiores cidades do Brasil, Rio de Janeiro e São Paulo transferindo a data do carnaval para o feriado prolongado de Tiradentes aumentou o debate sobre a questão. Falar de carnaval e falar de moda, dois temas que muitos consideram "fúteis", estão entrelaçados de tal forma que estilistas mundialmente famosos ficam atentos ao que desfila na Marquês de Sapucaí. Jean Paul Gaultier, que desenhou uma ala para a Portela em 2019 e Riccardo Tisci, que postou em rede social a imagem da fantasia da porta-bandeira da Mangueira no campeonato de 2016, são dois bons exemplos. Nestes dias juntou-se ao grupo, Roberto Cavalli, conforme observa o estilista e produtor baiano Fábio Sande. Pós-graduado em Artes Plásticas pela Universidade Católica do Salvador (UCSal), onde também lecionou, Sande é há 12 anos destaque de luxo da Unidos do Porto da Pedra, onde fez a estreia no carnaval de 2010 quando o enredo foi sobre moda (Com que roupa... eu vou? Pro samba que você me convidou), e até a sempre apaixonada por moda, Hildegard Angel, presidente do Instituto Zuzu Angel sambou com o Tigre na Sapucaí. Não esqueçamos de contar os desfiles de Fábio Sande em outras escolas de samba, incluindo quando desfilou na Beija-Flor na mesma alegoria onde reinava Linda Conde, a dinamarquesa mais nilopolitana da história. Com a palavra, mais um estilista que gosta e compreende o que é o carnaval e a sua importância econômica e cultural:
A moda vai buscar inspirações em nosso dia dia e não é a toa que assim nascem as tendências! O Carnaval sempre foi fonte de inspiração, quem não lembra da coleção e do desfile apoteótico da FORUM lá pelo inicio dos anos 2000? Joãozinho 30 assinou a cenografia e estampas com bordados bem ao estilo visto na Sapucaí! A Rosa Chá homenageou Rosa Magalhães, carnavalesca com sete títulos de campeã, estampas de seus croquis e modelagens que lembravam suas fantasias.
Vendo a mais recente coleção do exuberante Roberto Cavalli que fez das estampas animais seu hit, vemos o tigre como símbolo dessa estação ousada e poderosa como só ele sabe fazer.
Tigre, é o animal símbolo da Escola de Samba Porto da Pedra, na qual desfilo como destaque há mais de dez anos. E como estilista não tem como não criar um link entre a coleção do italiano e a escola de samba do Rio ainda mais nesse período pré-carnavalesco. Um período de incertezas! Mas que nós amantes das escolas de Samba, nos faça refletir a sua importância para nossa cultura popular brasileira! Arte e povo! Assim como a moda que muitos julgam frívola e descartável, sabemos de sua real importância e necessidade, afinal ninguém anda nu!
Fotos Instagram Roberto Cavalli
O Tigre, símbolo da Unidos do Porto da Pedra
Fábio Sande
O destaque Fábio Sande no desfile do Porto da Pedra em 2020
(Foto Wigder Frota)
O Tigre de São Gonçalo em foto de Wigder Frota
Leia também:
https://tarsomarketing.blogspot.com/2019/03/portela-e-alta-costura.html
https://tarsomarketing.blogspot.com/2021/02/no-toque-do-aguere-um-samba-para-mae.html
https://tarsomarketing.blogspot.com/2020/06/mae-stela-de-oxossi-e-o-enredo-do-porto.html
https://tarsomarketing.blogspot.com/2020/02/blog-post_22.html
https://tarsomarketing.blogspot.com/2019/05/do-bonfim-sapucai.html
Comentários, dicas, sugestões serão bem-vindos. Deixe seu nome registrado ao final da mensagem.
O nosso e-mail é: blogtarso@gmail.com
Certo. Ninguém anda nu.
ResponderExcluir