Samba de Carlinhos Brown e parceiros é um dos finalistas da Mocidade

 

A Mocidade Independente de Padre Miguel definiu nesta noite de sábado, 21, os 3 sambas finalistas para o próximo desfile na Marquês de Sapucaí. O enredo da Verde e Branco para o carnaval é Batuque ao caçador. A Mocidade desfilou em 2020 com o enredo em homenagem à cantora Elza Soares, durante alguns anos a voz da agremiação, e cantou um samba composto por Sandra de Sá e parceiros. Carlinhos Brown aceitou o desafio e inscreveu um samba em parceria com Diego Nicolau, Richard Valença, Orlando Ambrósio, Gigi da Estiva, Nattan Lopes, JJ Santos e Cabeça do Ajax. A final, em data a ser definida, terá também os sambas das parcerias de Domenil Santos, Denilson do Rosário, Léo Peres, Marcelo Casanossa, Alex Saraiça, Carlinhos da Chácara, Guinna, André Ricardo (Samba 1) e Babi Cruz, Gabriel Teixeira, Rodrigo Medeiros, Cristiano Placido, Bruno Serrinho, Guto Listo, Yago P. Beckhan, Juninho Bacalhau (Samba 3).




Samba 1

Compositores: Domenil Santos, Denilson do Rosário, Léo Peres, Marcelo Casanossa, Alex Saraiça, Carlinhos da Chacará, Guinna, André Ricardo.  

 

Um clarão no orum anunciou
Laroyê, um canto vem de Aruanda
Odé odé odé odé, rufam tambores no agueré
Odé odé odé odé, rufam tambores no agueré
Me preparei pra vencer demanda
De ofá, capanga e damatá
Pedi a benção ao pai Oxalá,
Depois de mergulhar nas águas de Iemanjá
Finquei meu reino no espírito Ketu
Na alma dos pretos escravizados
Vinguei brasileiro, Sebastião de Jesus
Na verdade, Odé de Vera Cruz!

Eh Jurema! É doce a água que me fez apaixonar
Eh Juremá! Na cachoeira vi Oxum a se banhar

Essa nação é Ganga Zumba, é sangue
Tráz a bravura dos tupinambás
Okê arô, oke arô!
Minha flecha é certeira, sou guerreiro caçador
No terreiro Tia Chica me deu sua fé
A batida da mais quente é o meu Gantois
A raiz é verdadeira, no pé da tamarineira
Lá no fundo de quintal
Eu sou oxossi…
Sou o surdo de Miquimba
A cuíca de Quirino e o axé dos Oliveiras
E o meu destino, verde branco, lindo véu
Guardião do nosso povo de Padre Miguel

Meu batuque é a força da comunidade
Energia dos ogãs da mocidade
Caixa de guerra na cadência de André
Sob a regência do herdeiro de Coé

 

 

Samba 2

Compositores: Carlinhos Brown, Diego Nicolau, Richard Valença, Orlando Ambrósio, Gigi da Estiva, Nattan Lopes, JJ Santos e Cabeça do Ajax.  

 

Okê Arô Ofá da mira certeira
Dono da mata, Okê Okê, Mutalambô
Seu Ajeum já preparei na quinta-feira
No fundamento, a batida incorporou
Samborê pemba folha de jurema
A proteção de Ogbou Odé
Pai Oxalá lhe deu seu diadema
Quem rege meu Ori, governa a minha fé
Nos Idilês, a ancestralidade
O Alaketu no egbé da Mocidade

Oxóssi é caçador de uma flecha só
Herdeiro de Iemanjá, irmão de Ogum (Exu)
Aquele que na cobra dá um nó
Aquele apaixonado por Oxum

Ibualama o mar atravessou
No Gantois virou São Jorge Guardião
Um Rio inteiro em teu nome, Meu Senhor
Quem é de Oxóssi é de São Sebastião

Ô Juremê, ô Juremá
Caboclo lá da Jurema é cacique nesse congá
Ô Juremê, ô Juremá
Mandinga de tia Chica
Fez a caixa guerrear

Inverteu  meu tambor, foi o toque de Coé
Som do couro, pele preta, de Jorjão, o Agueré
Fez do Aguidavi, Baqueta da nossa gente
Pra evocar nesse Terreiro toda Alma Independente

Arerê Arerê Komorode
Komorode Arole Komorode
Arerê Arerê Komorode
Todo Ogã da Mocidade é cria de Mestre André

 

 

Samba 3

Compositores: Babi Cruz, Gabriel Teixeira, Rodrigo Medeiros, Cristiano Placido, Bruno Serrinho, Guto Listo, Yago P. Beckhan, Juninho Bacalhau.

 

Odekomorodé Odé Areré
Peço licença pro meu Orixá
Bato cabeça, Arolé
Nas mãos carrego seu Ofá
De calça branca, couraça e ojá
Nas matas, de Irukerê
O Rei de Ketu é o guardião
A quem entrego minha devoção
Obá… os Odés vão convocar
Oba… flecha certeira cravou
Sob o olhar de Orunmilá
Okê okê arô!

Oxóssi, filho de Yemanjá
Idelé de Oxalá
Guerreiro do clã de Ogum
No couro ecoam o Rumpi e Lé
Na gira do Candomblé
Dobrou o Rum

Oxóssi é santo protetor
Meu Rio, Meu Salvador
Tem magia
Obá, Ala Ketu e Nagô
O Alabê do tambor, é quem me guia…

Êh Bahia, sincretismo em louvação
Do frasco aberto que exala a agonia
Das dores de Sebastião
Adorado pelo povo
Baixou no Terreiro da Vila Vintém
Odé Brasileiro, meu padroeiro
Um bom caboclo não teme ninguém.
Ogan Batuqueiro aprendeu fundamento
Na casa da Chica, no Congá
A batida da caixa, a identidade, não existe mais quente
Do verde juremá
Ao Branco do Luar
Eu sou Odé independente!

Ê Batucaê, Batucaê pro caçador
A Mocidade tem axé
No toque do Agueré
Essencia do Ylê de Mestre André



Leia também:

https://tarsomarketing.blogspot.com/2020/03/batuque-ao-cacador.html


Comentários, dicas, sugestões serão bem-vindos. Deixe seu nome registrado.
O nosso e-mail é: blogtarso@gmail.com


Comentários

  1. Saudades deste movimento de escolha da música da escola de samba. Todas as músicas tem letras lindas. Está difícil escolher.

    ResponderExcluir
  2. Músicas com letras lindíssimas, cada uma mais perfeita que a outra. Parabéns!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Amigos da Marinha

O pianista

Hussein e Rawja