Saudade: Saul Quadros Filho

 

A trajetória de uma pessoa pode seguir por muitos caminhos. Saul Venâncio de Quadros Filho saiu adolescente de Vitória da Conquista, um dos maiores municípios da Bahia, para estudar em Salvador. Desde que era aluno da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (UFBA), destacou-se pela capacidade de liderança. E assim foi presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), vice-presidente da Associação Brasileira dos Advogados Trabalhistas e presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Bahia entre os anos de 2007 e 2012. Uma bela carreira de mais de 5 décadas dedicadas ao Direito. E da firme defesa da profissão e dos profissionais.

Certo dia, em uma das agradáveis conversas que tivemos com o leitor e incentivador, revelou-nos o quanto o atual cenário brasileiro o preocupava. Contou que quando era líder estudantil foi um dos convidados para um evento do Presidente Castelo Branco realizado na Faculdade de Medicina do Terreiro de Jesus. Durante uma visita à Bahia o Presidente da República abriu espaço na agenda para conversar com os estudantes. O jovem Saul foi além do simples fato de cumprimentar o Chefe de Estado e de Governo. Redigiu uma carta com reclamações de fatos que o inquietavam. A missiva foi entregue pessoalmente ao Presidente. 

Hoje em pleno cenário de limitações com a pandemia, Saul Quadros demonstrava estar preocupado com a falta de diálogo, de respeito no debate e dos frequentes ataques aos valores da Democracia. Ele, professor de Direito Constitucional, sabia honrar e conjugar a teoria nas ações pessoais. Compreendia que somente o discurso não fortalece o Estado de Direito. O seu legado, reconhecido por todos, é grande e sólido. E merece os constantes aplausos deste Blog.


Saul Quadros Filho com a esposa Ismênia Quadros, o filho Saul Neto e a nora Conceição Quadros (Foto Tarso Marketing)


Comentários, dicas, sugestões serão bem-vindos. Deixe seu nome registrado ao final da mensagem.
O nosso e-mail é: blogtarso@gmail.com


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Amigos da Marinha

O pianista

Hussein e Rawja