Saudade: Maurício Mattos

 

A paixão que o samba, as escolas de samba e o desfile das escolas de samba podem causar em uma pessoa, tinha em Maurício de Araújo Mattos o seu tipo ideal puro. Mais que apaixonado, criou em 1971 junto com Tania Saloes Mattos, a esposa e sócia, a revista Rio Samba e Carnaval. Em seguida, inovou ao criar o primeiro camarote do carnaval carioca. A revista era um outro desfile onde as agremiações faziam-se presentes ao lado de textos de amantes e especialistas em carnaval. O camarote, super disputado e badalado durante décadas, era de um requinte à altura do grandioso espetáculo carioca. Lá o folião, do amigo pessoal ao presidente de banco, tinha a convicção que de fato a alegria atravessou o mar e estava ancorada no Setor 5. Em respeito ao sambista, o que desfilava e o que assistia, somente no intervalo entre uma escola e outra, ouviam-se as consagradas marchinhas. Era um local onde respirava-se carnaval. Não havia nenhum outro ritmo a ser ouvido, somente o som vindo dos ritmistas.

No período entre 2003 e 2010 foi presidente da Acadêmicos da Rocinha e sempre atento aos novos talentos revelou dois carnavalescos: Alex de Souza, atual carnavalesco do Salgueiro, e Fábio Ricardo, atual carnavalesco da Mocidade Independente.

Maurício era carioca, filho do casal de portugueses, Manoel de Araújo e Belmira da Conceição Mattos, torcedor do Vasco da Gama e da Portela. "Em 1966, saí pela primeira vez na minha Escola de origem, Portela, quando fui campeão com o enredo "Memórias de um Sargento de Milícias'. Em 1969, fundei a Ala do Estudante da Portela, que foi sucesso no Carnaval e também ajudou a Escola a se renovar". Desfilava todo orgulhoso na agremiação 22 vezes campeã do carnaval. No último carnaval, o encontramos na concentração da escola do coração, segundo suas próprias palavras "a extraordinária agremiação que me seduziu bem cedo e me fez amá-la". Conversamos e revelou-nos que agora era membro da Velha Guarda. Por convite e convocação de Monarco, presidente de honra da Portela. E garantiu que já estava programando a festa dos 50 anos da revista no carnaval de 2021. Coisa de um devotado folião, sempre disposto a estar na avenida colorida que é a Marquês de Sapucaí. 

Entre as homenagens prestadas imediatamente após ser comunicado o falecimento de Maurício Mattos, destacamos a de Carlos Reginato, diretor comercial da revista Rio Samba e Carnaval durante muitos anos: "Perdemos o Maurício. O momento é de muita tristeza, mas a imagem que guardo dele é de um especial amigo, parceiro e incentivador, que viveu e realizou seus sonhos e alegrias como poucos.  O Rio de Janeiro e o Carnaval perderam um craque. Deixa muitas  saudades, mas também grandes lições de luta, superação e muito sucesso".

O sepultamento do portelense e vascaíno será no Memorial do Carmo, no Rio de Janeiro, amanhã, dia 24 de dezembro. Ao som de samba.

Fotos Tarso Marketing e Alexandre Vidal

 

 Maurício Mattos com a Velha Guarda no desfile da Portela, carnaval 2020 

(terceiro da direita para a esquerda)

 

 Maurício Mattos com Tania Mattos e Paulo de Tarso (foto Alexandre Vidal)



Leia também:

https://tarsomarketing.blogspot.com/2020/02/portela-encerra-o-desfile-do-domingo.html

 

Comentários, dicas, sugestões serão bem-vindos. Deixe o seu nome registrado na mensagem.
O nosso e-mail é: blogtarso@gmail.com


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Amigos da Marinha

Homenagem a Norberto Odebrecht

O pianista