Samico e Suassuna - Lunário Perpétuo

 

A Galeria BASE inaugurou no sábado, 26, a nova sede com a exposição “Samico e Suassuna – Lunário Perpétuo” com, aproximadamente 39 obras, entre xilogravuras e iluminogravuras, de Gilvan Samico e Ariano Suassuna, complementadas por trabalhos da artista ítalo-brasileira Anna Maria Maiolino, do grafiteiro pernambucano Derlon e Oswaldo Goeldi. O imóvel, na Alameda Franca 1030, em São Paulo, tem projeto assinado por Isay Weinfeld. 

“Lunário Perfeito”, de Jerônimo Côrtes, é um livro em forma de almanaque ilustrado, escrito em 1954 e ilustrado com xilogravuras, que serviu de inspiração ao movimento do Cordel no Nordeste brasileiro.  A exposição busca contextualizar o movimento, que teve início no século XVI, em Portugal, até o Movimento Armorial de 1970, cujo objetivo foi a recuperação e revalorização da cultura popular nordestina, especialmente a literatura de cordelcontemplando todos os tipos de manifestações artísticas. 

Ariano Vilar Suassuna (João Pessoa, Paraíba, 16 de junho de 1927 - Recife, PE, 23 de julho de 2014), dramaturgo, escritor, poeta, imortal da Academia Brasileira de Letras, exibe sua pouco conhecida faceta de artista visual, com as iluminogravuras executadas na década de 1980, que compõe os álbuns “Dez sonetos com mote alheio” e “Sonetos de Albano Cervonegro”. Seus trabalhos têm inspiração nas Iluminuras da Idade Média, quando os manuscritos eram ilustrados e pintados à mão.

Gilvan José Meira Lins Samico (Recife, Pernambuco, 15 de junho de 1928 – idem, 25 de novembro de 2013), gravador, pintor, desenhista, professor, fundador, juntamente com outros artistas, do Ateliê Coletivo da Sociedade de Arte Moderna do Recife (SAMR), idealizado pelo gravador Abelardo da Hora. Em 1971, Ariano Suassuna o convidou a integrar o Movimento Armorial, voltado à cultura popular nordestina e à literatura de cordel. Sua produção é marcada pela presença de personagens bíblicos até animais fantásticos e míticos.

A exposição estará aberta à visitação na própria Galeria BASE no período de 29 de setembro à 14 de novembro de 2020. 

Devido às normas de protocolo exigidos pelas autoridades neste tempo de pandemia será obrigatório o agendamento prévio por e-mail, telefone ou WhatsApp.

e-mail: contato@galeriabase.com.br

Telefone: (11) 3062 6230

WhatsApp: (11) 98327 9775 ou (11) 98116 6261.

 




Comentários, dicas, sugestões serão bem-vindos. Deixe seu nome registrado na mensagem.
O nosso e-mail é: blogtarso@gmail.com


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Amigos da Marinha

O pianista

Hussein e Rawja