Polegadas a mais de Saudade: Martha Rocha


Sinônimo de alta beleza desde 26 de junho 1954 quando venceu o concurso de Miss Brasil realizado no Hotel Quitandinha, em Petrópolis, a baiana, nascida em Salvador, filha de uma alemã, foi o centro de todas as atenções da mídia brasileira. Maria Martha Hacker Rocha classificou-se em segundo lugar no Miss Universo, realizado em Long Beach, na Califórnia, em 24 de julho daquele mesmo ano. O que poderia ter sido motivo para aumentar a decepção nacional, tornou-se um trunfo. Espalhou-se pelo Brasil inteiro a história que a loura havia perdido o título para a Miss Estados Unidos, Miriam Stevenson, por ter 2 polegadas a mais. No carnaval de 1955, até quem não era folião cantou a marchinha Duas polegadas, de autoria de Pedro Caetano, Alcyr Pires Vermelho e Carlos Renato:
"Por duas polegadas a mais, passaram a baiana pra trás
Por duas polegadas, e logo nos quadris
Tem dó, tem dó, seu juiz!”.

O que poucos lembram ou sabem é que a própria Miss Bahia 1954 gravou dois discos pela Continental, em um deles fez dueto com Emilinha Borba, uma das mais célebres cantoras do país. Entre as canções entoadas estava Duas polegadas.

Martha Rocha faleceu em Niterói ontem, 4 de julho, conforme revelado pelo filho Álvaro Piano. Foi sepultada neste domingo, 5, no Cemitério do Santíssimo Sacramento, em Niterói.



Martha Rocha, Miss Bahia, Miss Brasil 1954


A chegada à Bahia da mais bela mulher brasileira reconhecida internacionalmente foi apoteótica. O aristocrático Clube Bahiano de Tênis ofereceu um Baile de Gala. Confira o vídeo:





Fotos: site O Globo


Para recordar a popularidade da linda baiana como a imprensa a chamava, o vídeo da Fratelli Vita, fábrica baiana de cristais, é fundamental:
 
https://www.youtube.com/watch?v=n9a1Aid58uI


Com agradecimentos especiais a João Paulo Lima e Robson Tertuliano


Comentários, dicas, sugestões serão bem-vindos. Deixe o seu nome registrado.
O nosso e-mail é: blogtarso@gmail.com



Comentários

  1. Muito triste que descanse em paz👏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente! A Bahia delirou e o astral do povo chegou as alturas.

      Excluir
  2. Por muitas vezes, Martha Rocha emprestou sua beleza abrilhantando o Carnaval do Rio em presença nos bailes mais tradicionais da cidade, sempre com sua boa disposição e um sorriso largo que iluminava o seu redor. Presença também garantida em desfiles de escolas de samba, destacando-se na Beija-flor levada pelas mãos de Joãosinho Trinta, ela representou o Olho Azul da Serpente no enredo de 1982, sendo campeã em 1983 quando após a apuração, desfilou ao lado de Joãosinho Trinta em carro aberto pelas ruas de Nilópolis com a mesma distinção de como se estivesse em um baile de gala! Martha Rocha figura única de beleza e simpatia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A polêmica abertura da Olimpíada de Paris

Amigos da Marinha

Venezuela em ebulição