Viradouro e as Ganhadeiras de Itapuã realizam último ensaio de quadra antes do desfile na Sapucaí


O Carnaval da Unidos do Viradouro está sendo dos mais aguardados pelos amantes do samba. E na Bahia, a expectativa é grande. O enredo da agremiação é uma homenagem às Ganhadeiras de Itapuã, grupo musical formada por mulheres do famoso bairro da cidade do Salvador. Maria de Xindó é presença garantida no ensaio na quadra da escola em Niterói, a ser realizado hoje (18) e já revelou que "Ainda me belisco pra acreditar que não estou sonhando. Estou radiante! O aconchego, o acolhimento da escola, eu não esperava. Quando as outras ganhadeiras chegarem pro desfile, tenho certeza que vão sentir a mesma coisa que estou sentindo".

Maria de Xindó, que fez lavagem de ganho em Itapuã e é descendente das mulheres que, entre o fim do século 19 e início do século 20, se tornaram as primeiras empreendedoras do Brasil, está extasiada desde que assistiu ao último ensaio de rua feito pela escola Vermelho e Branco:
- Quando vi o pessoal todo cantando o refrão ‘ensaboa’, e ensaboar roupa foi a minha vida, foi demais. E a emoção não é só minha, mas de todas as mulheres que viveram isso que eu vivi, ganhando seu trocado honestamente. As baianas de acarajé, as costureiras, as bordadeiras, as rendeiras, todas elas estão sendo representadas no enredo e no samba da Viradouro.

A Viradouro será a segunda agremiação a desfilar na noite do domingo de carnaval, 23 de fevereiro, na Passarela do Samba, no Rio de Janeiro. O enredo é de autoria dos carnavalescos Marcus Ferreira e Tarcísio Zanon.


Fotos Renata Xavier







Blog

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Amigos da Marinha

O pianista

Hussein e Rawja