O Rio de Janeiro, na visão de um norte-americano




Um cidadão americano, formado em Política, Filosofia e Economia na Universidade de Oxford (Reino Unido), em Direito pela Universidade de Harvard e com distinção na Escola Nacional de Guerra, após ter vivido na África do Sul, Botswana, Colômbia, Cuba, Equador, Rússia, passa a residir no Brasil e fotografa muito a cidade onde habita, o Rio de Janeiro. Poderia ser somente o perfil de mais um estrangeiro que decidiu trocar a América do Norte pela América do Sul. Antecipamos que não é.






Scott Hamilton é um diplomata sênior, ocupando o cargo de Ministro-Conselheiro, que focou sua carreira na América Latina e na África e que desde agosto de 2018 é o Cônsul-Geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro. No Departamento de Estado, a Chancelaria do Governo dos EUA, exerceu os cargos de Diretor Adjunto para Assuntos da África Oriental (2007 a 2009) e de Diretor para Assuntos da América Central (2013 a 2015). 


Suas fotos, boa parte delas em preto e branco, revelam que a Cidade Maravilhosa seduziu o Cônsul. E que ele compreendeu o espírito de viver e de agir do carioca. Podemos afirmar que Mr. Scott Hamilton até caiu no samba, reconhecendo as estrelas do carnaval, como Cássio Dias e Selminha Sorriso, ou o sorriso de anônimos componentes desfilando na Passarela da Marquês de Sapucaí são suficientemente reveladores.












A exposição fotográfica “O Rio de Janeiro, na visão de um norte americano” pode ser visitada até 9 de maio, de segunda a sexta, excetuando-se feriado, na Casa de Laranjeiras, sede da Sérgio Castro Imóveis, na Rua das Laranjeiras, 490 e tem curadoria de Ana Botafogo e Bayard Boiteux (Associação dos Embaixadores de Turismo do Rio de Janeiro).


Ministro Scott Hamilton, Cônsul-Geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro
(Foto Sebastião Marinho)



Por Paulo de Tarso
blogtarso@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Amigos da Marinha

O pianista

Hussein e Rawja