Brasília




Brasília completa neste Domingo de Páscoa exatos 59 anos de inauguração pelo Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, o mineiro que tornou realidade a capital do país no Planalto Central, através do projeto urbanístico de Lúcio Costa, do projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer, dos cálculos estruturais de Joaquim Cardozo e do trabalho dos candangos, os brasileiros que saíram dos inúmeros recantos da nação para erguer a nova sede dos Três Poderes da Repúbica Federativa.

Situada a 15°50’16" de Latitude Sul e a 47°42’48" de Longitude Oeste, também é a sede de 127 embaixadas de países estrangeiros e organismos internacionais acreditados junto ao Governo Brasileiro. Consequentemente, a cidade atrai a atenção nacional e internacional.

Exibimos aqui imagens feitas pelo olhar de Michel Miraillet, um francês residente em Brasília desde o segundo semestre de 2017. Monsieur Miraillet é o Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário de França no Brasil e já revela-se um apaixonado pelos cenários da cidade. Suas fotos poderiam ter sido utilizadas pelo relatório de Léon Pressouyre (1935-2009), o historiador especialista em arte e arqueologia medievais e professor da Universidade Paris I, que defendeu a inclusão da capital brasileira na lista do Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), durante a 11ª Reunião Ordinária do Comitê do Patrimônio Mundial, realizada na Cidade Luz, em 7 dezembro de 1987. O relatório Pressouyre foi aprovado por unanimidade.










Paulo de Tarso



Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Amigos da Marinha

O pianista

Hussein e Rawja