Posse do novo Juiz da Devoção ao Senhor Bom Jesus do Bonfim

 

Durante a Missa Solene na Basílica do Senhor do Bonfim, celebrada às 7:30 da manhã deste domingo, 15, Marcelo Sacramento de Araújo foi empossado como Juiz da Irmandade da Devoção ao Senhor Bom Jesus do Bonfim. Iniciada e encerrada com os Hinos ao Senhor do Bonfim, entoados pelo Coral reconhecido por ter as mais belas vozes sacras da Bahia, a cerimônia religiosa foi presidida por Sua Eminência o Cardeal, Dom Sergio da Rocha, Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil. Perante um templo lotado, inclusive com a presença do bebê Sofia, a primeira neta do novo Juiz, Fernando Moreira encerrou o período à frente da Irmandade fundada na primeira metade do século XVIII por Theodózio Rodrigues de Faria, Capitão de Mar e Guerra da Marinha Portuguesa. 

Muito emocionado em discurso após a missa, Marcelo Sacramento, relembrou da forte ligação que possui com o Bonfim, templo onde os seus pais casaram-se, comemoraram bodas de prata e bodas de ouro. Afirmou na presença do Cardeal, do Embaixador do Benim, Boniface Vignon e dos demais presentes, que é um novo momento de paz e concórdia sendo vivido na Irmandade. 

 

Discurso de posse do Juiz da Devoção, Marcelo Sacramento

Saudações aos presentes  !!! 

Toda a minha vida permeia o Bonfim e a Cidade baixa, meus pais viveram aqui o início da fase adulta, em 08/11/1962 casaram em nossa Basílica, comemoramos aqui os 25 e os 50 anos de casamento. Uma boa parte da nossa família ainda aqui reside. 

Entre 1985 e 2005, muito por aqui andei com dois amigos que a vida me deu, Antônio França Teixeira e Josair Bastos, meu amigo Jojo da famosa gráfica Trio. França encarnava o espírito do Bonfim ao iniciar todos os dias seus programas de Rádio com nosso hino popular. Já nos deixou restando muita saudade. 

Chego à Irmandade há 8 anos trazido por Nelson José de Carvalho e apadrinhado também pelo amigo e irmão Sérgio Shilang, em 2023 sou convidado por Nelson para ser o Juiz da Festa do Bonfim daquele ano, a primeira pós Pandemia. Me encantei com tudo que vivi e fui convidado para ajudar a Igreja e a Irmandade como voluntário durante aquele ano, foi o destino mais uma vez me trazendo de volta a uma convivência maior no Bonfim.

Naquele momento me deparo com uma situação que era o início de um possível conflito. Conversei com vários amigos para ajudar a acabar os maus entendidos, mas infelizmente não conseguimos chegando as questões até o judiciário, a Bahia toda sabe disso, não é segredo. 

Hoje, quase dois anos depois, avançamos significativamente no caminho da paz e sinto que estamos muito próximos de conseguir uma grande conciliação. Agradeço à Justiça da Bahia pela busca incessante da conciliação, agradeço a Fernando Moreira, Dr. Otonei, Vivaldo Amaral, agradeço a confiança em mim depositada pelo nosso Reitor Padre Edson Menezes, pelo Cônego Jair coordenador das Irmandades, pelo nosso Cardeal Arcebispo Primaz do Brasil, D. Sergio da Rocha. Por outro lado não poderia deixar de agradecer a Cristóvão Rios, José Luis Castro e José Mário, que após um sinal concreto da minha vinda me deram também o voto de confiança. As coisas aconteceram de tal forma que sinto o direcionamento das mãos de Deus e me dispus a abraçar esta missão e mais uma vez convocado, decidi aceitar o desafio e ser o próximo Juiz, presidindo a Nossa Amada Devoção do Nosso Amado Senhor do Bonfim da Bahia. 

D. Sérgio, quero aproveitar esta oportunidade e em nome de todos que fazem a Devoção do Nosso Senhor do Bonfim, lhe pedir PERDÃO! 
PERDÃO D. SÉRGIO, sei que nossa mãe, a Arquidiocese de São Salvador, jamais merecia sofrer pelo eventual desacordo de seus filhos. Eu lhe prometo, no que depender destes que aqui se encontram isso começou a acabar. 

Dar seguimento ao trabalho iniciado pelo Capitão Teodosio Rodrigues de Farias, há 279 anos atrás muito me orgulha, ele foi um homem realizador, de palavra e honesto, olha, pouco se sabe sobre a vida dele, mas citarei três fatos que me permitem afirmar o que digo: o primeiro foi ter cumprido a promessa feita num momento de agonia, trazendo as imagens do Nosso Senhor do Bonfim e de Nossa Senhora da Guia para a Bahia em 1745, o segundo foi ter fundado a Irmandade e dado início as obras da nossa Basílica, inaugurado-a internamente em 1754, recebendo as imagens. Teodosio morreu três anos depois em 1757, com sua promessa 100% cumprida, estando até hoje enterrado aqui em nosso altar. O terceiro fato que afirmo a sua honestidade é baseado nas pesquisas do historiador Cândido Rodrigues, que no seu trabalho descobriu uma sociedade de negócios entre Teodosio e o amigo José Pereira da Cruz. Pois saibam, que ao final do último grande negócio, José Pereira já estava morto e Teodosio, agiu com transparência e honestidade, prestando todas as contas e repassando os lucros auferidos ao espólio de José Pereira. 

Portanto Teodosio, foi um homem cumpridor de palavra, firme, realizador e honesto, não foi a toa que sua obra se transformou na maior expressão de fé do povo baiano. Seguindo os seus passos e o seu exemplo, dezenas de baianos lhe sucederam na nobre missão de perpetuar sua obra, comandando a nossa amada Devoção, que a partir de hoje, assumo humildemente a liderança e faço aqui um juramento de fé: 

… Aqui serei como a vida me fez, um navegador, que conduz seu leme com firmeza, lealdade, de forma destemida, sou cumpridor de palavra e honesto assim como Theodosio ….

… Serei fiel ao Papa Francisco, serei obediente a D.Sérgio nosso Cardeal Arcebispo e serei um parceiro leal do nosso Reitor Padre Édson Menezes, caminharei sempre de braços dados com os nossos Dignitários, com a nossa Mesa administrativa, com os Conselhos, ouvindo sempre funcionários, colaboradores e os irmãos devotos. 

… Diante de tudo isso te peço nosso Senhor do Bonfim guardião imortal da Bahia, te peço Nossa Senhora da Guia, nosso farol … daqui do alto desta Sagrada Colina, Mansão da Misericórdia, peço que continuem nos  iluminando nos guiando sempre, derramando sobre todos nós a graça divina, da justiça e da concórdia…
 
Marcelo Sacramento de Araújo

 

 

Fotos Tarso Marketing

 


 
Marcelo Sacramento de Araújo junto do Cardeal Dom Sergio da Rocha, Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil e do Reitor da Basílica do Senhor Bom Jesus do Bonfim, Padre Edson Menezes


 





 
Basílica do Senhor do Bonfim
 
 

Marcelo Sacramento 

 
Fabiana Gordilho e Cristina David 

 
A foto oficial defronte à Basílica do Senhor do Bonfim

 
Cardeal Dom Sergio da Rocha e o Embaixador do Benim, Boniface Vignon

 
Cardeal Dom Sergio da Rocha com Paulo de Tarso, Roberto Bastos e Marcelo Sacramento
(Foto Romildo de Jesus)





 
Fausto Franco, Cleuza Neves Soares e Gegê Magalhães

 
Casal Mônica e Marcelo Sacramento com o Embaixador Boniface Vignon

 
Gegê Magalhães, Railda Dorea e Victor Pinto

 
Santiago Campo, Desembargador Baltazar Miranda, Isonete Souza e Walter Moacyr Costa

 
Nelson Carvalho, Cristina David e Ítalo Coutinho

 
Walter Moacyr Costa, Marcelo Sacramento e Sérgio Schlang

 
 Isonete Souza, Vivaldo Amaral, Cleuza Soares, Embaixador Boniface Vignon e Marcus Peleteiro

 
Marcelo Sacramento com a mãe Zilmar Sacramento de Araújo e a irmã Márcia Felipe


 

Leia também: 

https://tarsomarketing.blogspot.com/2022/01/uma-quinta-feira-no-bonfim.html

https://tarsomarketing.blogspot.com/2022/01/festa-do-senhor-bom-jesus-do-bonfim.html

https://tarsomarketing.blogspot.com/2021/01/novena-ao-senhor-do-bonfim.html

https://tarsomarketing.blogspot.com/2021/06/kito-e-priscila.html

https://tarsomarketing.blogspot.com/2020/01/gloria-ti-no-mar-da-baia-de-todos-os.html

https://tarsomarketing.blogspot.com/2020/01/missa-e-procissao-encerram-festa-do.html 


  

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A polêmica abertura da Olimpíada de Paris

Amigos da Marinha

Venezuela em ebulição