Consuelo Pondé
O Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB) iniciou as atividades de 2020 com uma dupla homenagem a dois membros marcantes da Casa da Bahia, como é conhecida a instituição. O lançamento do livro Consuelo Pondé de Sena, obra organizada por Edivaldo Machado Boaventura, editada pela Assembleia Legislativa da Bahia, lotou o prédio localizado entre a Avenida Sete de Setembro e a Praça da Piedade, em Salvador.
Consuelo Pondé (Salvador, 19.01.1934 - Salvador, 14.05.2015) e Edivaldo Boaventura (Feira de Santana, Bahia, 10.12.1933 - Salvador, 22.08.2018) foram intelectuais do mais alto quilate. Reconhecidos nacional e internacionalmente.
Pondé foi professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA), jornalista, membro da Academia de Letras da Bahia e durante 19 anos foi a Presidente do IGHB, ou seja durante os últimos anos de vida dedicou-se integralmente à instituição, na qual ingressou em 1955.
Boaventura, exerceu durante anos a missão de ser o orador oficial do Instituto Histórico. E também foi professor da UFBA, jornalista, presidente da Academia de Letras e fundador da Universidade Estadual da Bahia (UNEB).
Em suma, Consuelo e Edivaldo deixaram um legado sólido na história da Bahia. O que explica a merecida homenagem do IGHB e os muitos cumprimentos que receberam os seus familiares presentes ao evento.
Fotos Tarso Marketing
O livro Consuelo Pondé de Sena
Dom João Batista, Lidia Boaventura Pimenta, Luiz Pondé de Sena e Solange Boaventura
Presidente do IGHB, Eduardo Morais de Castro e Solange Boaventura
Comentários, dicas, sugestões serão bem-vindos. Deixe o seu nome registrado.
O nosso e-mail é: blogtarso@gmail.com
Comentários
Postar um comentário