Dom Pedro II

 

As comemorações pelo bicentenário de Dom Pedro II estão tímidas, de acordo com a tendência cultural brasileira de desconhecer a sua própria história e reduzir a importância dos seus personagens. Até mesmo na academia. Na terça-feira, 2 de dezembro, completam-se 200 anos do nascimento de Dom Pedro de Alcântara João Carlos Leopoldo Salvador Bibiano Francisco Xavier de Paula Leocádio Miguel Gabriel Rafael Gonzaga de Bragança na então capital imperial do Brasil. Personagem cuja história de vida foi a de criança, órfã de mãe poucos dias após completar 1 ano de idade e órfã de pai poucos meses antes de completar 11 anos, a quem foi dada a responsabilidade de tornar-se Imperador do Brasil aos 5 anos e 4 meses e a de exercer o poder de fato e de direito ainda adolescente de 14 anos. Culto, apaixonado por livros, pela ciência e inovações científicas, Dom Pedro II viveu para cumprir o dever de seguir as regras impostas ao Defensor Perpétuo do Estado-Nação tão jovem quanto ele. Com este resumo a dica para este histórico dezembro de 2025 é a leitura do clássico História de Dom Pedro II (1825- 1891), obra de mais de mil páginas escrita pelo historiador Heitor Lyra (1893-1972). Diplomata do Itamaraty, fascinado pelas pesquisas em arquivos no Brasil e na Europa, Lyra publicou muitos livros e foi dos primeiros a reconhecer a importância de escrever sobre o filho de Dom Pedro I e Dona Leopoldina com a máxima seriedade exigida para estudo do mais longevo governante da história brasileira. 

Dada a relevância da data algumas instituições farão a comemoração dos 200 anos de Dom Pedro II. 

Em Salvador, na terça-feira, 2 de dezembro, às 17 horas, o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia  (IGHB) promoverá uma sessão solene em comemoração ao bicentenário com a conferência “Dom Pedro II: o legado civilizacional do rei-filósofo e a crise atual da cultura brasileira”, a ser proferida por Ricardo Nogueira, consultor jurídico do IGHB.

No Rio de Janeiro, o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) e o Real Gabinete Português de Leitura, promoverão o Seminário "D. Pedro II, Imperador do Brasil, cidadão do mundo (1825-2025)" nos dias 3 (sede do Real Gabinete Português) e 4 de dezembro (sede do IHGB).

Em Belo Horizonte, o Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais (IHGMG) realizou no últmo sábado de novembro, 29, sessão comemorativa que contou com a palestra do pesquisador Paulo Rezzutti e a entronização do busto de Dom Pedro II, doado pelo associado efetivo Marcos Henrique Caldeira Brant, Desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais e que passa a integrar o acervo permanente do Instituto. Membros do IHGMG estarão em Petrópolis entre 1 e 3 de dezembro em visita oficial como parte das comemorações do bicentenário imperial. 

 


 

 

Leia mais:

https://tarsomarketing.blogspot.com/2025/11/seminario-d-pedro-ii-imperador-do.html 

https://tarsomarketing.blogspot.com/2025/04/bicentenario-de-dom-pedro-ii-em.html 

https://tarsomarketing.blogspot.com/2019/09/pedro-ii.html

https://tarsomarketing.blogspot.com/2024/12/bicentenario-de-dom-pedro-ii.html

https://tarsomarketing.blogspot.com/2025/03/polemica-historica-e-rebaixamento-o.html

https://tarsomarketing.blogspot.com/2020/09/hitopadesa-e-dom-pedro-ii.html

 

   


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Luiz Antônio Feliciano Neguinho da Beija-Flor

Princesa a bordo. A caminho da Bahia.

Juazeiro Renasce. Andrei Gonçalves toma posse.